Fundação UPF

UPF promove capacitação em primeiros socorros com professores e funcionários

23/11/2022

15:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores e funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) participaram, durante os meses de outubro e novembro, de capacitações de primeiros socorros. A atividade foi promovida pela Divisão de Gestão de Pessoas, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o Centro de Simulação Realística (CSR) e o curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF). Ao todo, ocorreram quatro turmas no segundo semestre deste ano, totalizando mais de 100 horas de formação.

Os encontros, que aconteceram no CSR, tiveram o propósito de habilitar os docentes e os funcionários a atender rapidamente e com técnica situações de primeiros socorros até a chegada do socorro especializado. Ministradas em parceria com professores e acadêmicos do curso de Enfermagem, as atividades abordaram técnicas de primeiros socorros em situações de queimaduras, parada cardiorrespiratória e procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE), convulsões, entre outros assuntos.

O CSR, por ser um espaço inovador, permitiu aos participantes o desenvolvimento de habilidades e aprendizados utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual. Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, bem como manequins que simulam diferentes situações.

As capacitações em primeiros socorros continuarão a ser oferecidas em 2023.