Fundação UPF

UPF promove capacitação em primeiros socorros com funcionários

31/05/2022

15:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontros foram ministrados em conjunto com o curso de Enfermagem

Funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) realizaram, durante os meses de abril e maio, treinamentos de primeiros socorros. A atividade foi promovida pela Divisão de Gestão de Pessoas, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), com o Centro de Simulação Realística (CSR) e com o curso de Enfermagem da UPF. Ao todo, ocorreram quatro turmas, totalizando mais de 100 horas de capacitação.

Os treinamentos, que aconteceram no CSR, tiveram o propósito de habilitar os funcionários a atender rapidamente e com técnica situações de primeiros socorros até a chegada do socorro especializado. Ministradas em parceria com professores e acadêmicos do curso de Enfermagem, as atividades abordaram técnicas de primeiros socorros em situações de queimaduras, parada cardiorrespiratória e procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE), convulsões, entre outros assuntos.

O CSR, por ser um espaço inovador, permitiu aos participantes o desenvolvimento de habilidades e aprendizados utilizando a simulação realística, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual. Os ambientes são preparados para o aprendizado controlado com sistema completo de imagens e sons, salas espelhadas para observação, bem como manequins que simulam diferentes situações.