Universidade

UPF concede o primeiro título de funcionária emérita

19/09/2023

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Dorotea Marques da Silva atuou na Instituição até 2021, totalizando 44 anos de dedicação

A valorização do corpo técnico da UPF foi o principal motivo para uma recente alteração nos regimentos internos da Instituição. Com a mudança, nesta terça-feira, 19, a Universidade concedeu, pela primeira vez em sua história, o título de Funcionária Emérita. A honraria foi dada à Dorotea Marques da Silva, colaboradora que atuou durante 44 anos, tendo trabalhado em diversos setores até chegar à atividade junto à Pró-Reitoria Acadêmica, espaço onde se aposentou. A solenidade ocorreu durante reunião do Conselho Universitário (Consun) e contou com a presença dos seus familiares.

Os reitores, Edison Alencar Casagranda e Antônio Thomé, bem como presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Charles Leonardo Israel, relembraram momentos compartilhados com a homenageada e destacaram o comprometimento, a ética e a responsabilidade como principais características ao longo dos anos. 

Em sua fala, a reitora, Bernadete Maria Dalmolin, destacou que há muito tempo a Universidade buscava alterar o estatuto para que pudesse valorizar o corpo técnico da Instituição. Segundo ela, o nome de Dorotea foi votado por unanimidade. “Certamente tivemos, ao longo da nossa história, profissionais que mereceriam ter sido homenageados, e, para a Universidade, é uma honra ela ter aceitado esse convite e ser a primeira a receber esse título. Uma passagem de dedicação, de seriedade e comprometimento. Tenho em minha memória uma Dorotea que era referência institucional e que fez a diferença, deixando memórias e uma história”, destacou.

Representando o Conselho, o diretor do Instituto de Saúde, Fabiano Chiesa, relembrou a trajetória de mais de 44 anos dedicados à Universidade, resgatando momentos importantes como a passagem por vários setores, o trabalho dedicado às questões de avaliação institucional e ligadas ao desempenho da Universidade junto ao Ministério da Educação.

O momento contou com a presença dos seus familiares e também de colegas que atuaram com ela junto à Pró-Reitoria Acadêmica. Para a homenageada, foi um momento muito gratificante e feliz. “É uma alegria voltar aqui e rever amigos e ter a certeza de que fiz um bom trabalho, deixando marcas positivas na Instituição e nas pessoas”, disse.