Fundação UPF

FUPF completa 55 anos de compromisso com a educação 

28/06/2022

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Fundação é a mantenedora da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Centro de Ensino Médio Integrado UPF e da UPF Mundi – Escola de Idiomas

Construída a partir da dedicação e união de pessoas comprometidas com a educação e a comunidade, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) completa 55 anos nesta terça-feira, 28 de junho. A criação da Fundação foi o passo inicial que ajudou a impulsionar o desenvolvimento de Passo Fundo e tornar a cidade um centro de referência em educação. Atualmente, a FUPF é mantenedora da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Centro de Ensino Médio Integrado UPF e da UPF Mundi – Escola de Idiomas.

Com início em 1967, a criação da Fundação é resultado de uma fusão da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo (SPU) e o Consórcio Universitário Católico (CUC). “Gerou-se uma expectativa animadora porque a Fundação foi vista como um novo impulso para a expansão e melhoria do ensino superior e para o progresso de Passo Fundo”, descreve o trecho do primeiro volume do livro “O processo de construção da Universidade de Passo Fundo”, obra que conta os antecedentes e origens de criação da UPF e que foi publicado em 2001 pelo professor Padre Elydo Alcides Guareschi, o primeiro presidente da FUPF.

Um olhar projetado para o futuro

Luiz Fernando Kramer Pereira Neto,
presidente do Conselho Diretor da FUPF

Ao longo dos 55 anos de história, muitas foram as ações que impulsionaram a educação no município e região norte do Rio Grande do Sul e que seguem em expansão. “Dentro de toda a estrutura, a Fundação vem se modernizando e oferecendo uma formação educativa continuada ao cidadão, que hoje pode entrar muito jovem dentro das mantidas, no ensino fundamental, e sair daqui com mestrado ou doutorado, com sua vida profissional, em termos de formação, completa. Com isso, uma instituição educacional como a nossa acaba por cumprir com sua missão maior que é formar cidadãos para transformar o mundo”, destaca o presidente do Conselho Diretor da FUPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto.

O presidente afirma que a constante evolução abre novos caminhos para oferecer, cada vez mais, uma formação de qualidade. “Temos passado por um redesenho muito interessante, em relação às modalidades de cursos oferecidos, à necessidade de formação continuada, mas, sobretudo, às novas tecnologias, à inovação, às parcerias com grandes instituições públicas e privadas, a presença cada vez maior de empresas dentro da nossa estrutura, aliando teoria e prática, capacitando nossos estudantes, por meio da expertise dos nossos professores e, assim, provocando um ciclo formativo, que nos torna um celeiro produtor desse mercado laboral altamente qualificado que vai resultar na evolução da sociedade”, observa o presidente.

Assembleia marcou a data

Nesta segunda-feira (27), uma reunião ordinária do Conselho Diretor foi realizada para comemorar o aniversário de 55 anos da Fundação. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos da Reitoria e reuniu os professores conselheiros da entidade. Também estiveram presentes a reitora da Universidade de Passo Fundo, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, o procurador de fundações do Ministério Público, Ruben Giugno Abruzzi e a promotora de justiça, Cristiane Cardoso.

O procurador Ruben Giugno Abruzzi parabenizou o trabalho realizado ao longo dos 55 anos de história da Fundação. “Enquanto Ministério Público, temos a missão de fiscalizar as fundações, mas também de zelar, acompanhar e cuidar de cada uma delas. Assumi a procuradoria no ano passado com esse olhar, de estar sempre ao lado das fundações. A Fundação Universidade de Passo Fundo é muito importante para essa região, pois forma grandes profissionais de destaque”, afirmou o procurador ao pontuar que a Procuradoria de Fundações está sempre de portas abertas a questões que tiverem respeito à Fundação. “Sinto-me envaidecido de participar dessa reunião comemorativa e tenho certeza que retornarei aqui mais vezes”, destacou o procurador.