Fundação UPF

Auditoria aponta excelência no Sistema de Gestão Ambiental da FUPF

12/04/2022

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Resultado mostrou que a Fundação Universidade de Passo Fundo teve um bom índice, ao atender 96% dos requisitos legais da Licença de Operação do Campus I 

A auditoria ambiental é considerada um dos métodos de gestão mais relevantes para o levantamento, controle e monitoramento dos processos ambientais. Com uma área total de 136 hectares, o Campus I da Fundação Universidade Passo Fundo (FUPF) passou por uma auditoria ambiental externa, entre os dias 28 e 30 de março. A ação oportunizou acompanhar as evoluções do Sistema de Gestão Ambiental da Instituição, constatadas a partir de relatórios, e, ainda, indicou oportunidades de melhorias.

O trabalho esteve sob responsabilidade da equipe do Setor de Saneamento Ambiental da FUPF

O trabalho esteve sob responsabilidade da equipe do Setor de Saneamento Ambiental da FUPF. De acordo com a responsável Maritania Morgan Pavan, a auditoria faz parte de uma exigência legal da Licença de Operação do Campus I (LO nº 01237/2018). “A auditoria tem por objetivo evidenciar se a Instituição está cumprindo, através das práticas diárias, todas as condicionantes da LO, as legislações e normas ambientais. Por se tratar de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, temos um papel fundamental nas prerrogativas quanto à nossa postura e ao cumprimento de legislações ambientais, preocupação em mantermos um ambiente equilibrado, objetivando a qualidade de vida da comunidade universitária inserida direta e indiretamente nas atividades desenvolvidas no ambiente que estamos inseridos”, destaca, ao lembrar que a FUPF foi uma Instituição de Ensino Superior pioneira a ter licença ambiental.

O processo da auditoria ambiental foi dividido em duas etapas: a documental e de campo. Os documentos analisados se relacionam com o Licenciamento Ambiental do Campus I da FUPF; autorização para captação de água; resíduos sólidos; efluentes líquidos; emissões atmosféricas; produtos químicos; recursos humanos; segurança do trabalho, entre outros aspectos, como Plano de Atendimento a Emergência, Gestão de Risco e Brigadas de Incêndio. Já na auditoria de campo, foram auditadas duas áreas administrativas; outras duas áreas nas quais ocorre o envolvimento com restos de alimentos; duas áreas onde ocorre o envolvimento de produtos químicos e resíduos perigosos; uma onde ocorre o envolvimento com resíduos da saúde; a Central de Resíduos; a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a área de manutenção.

Apresentação dos resultados

O resultado da auditoria ambiental foi apresentado durante a reunião de encerramento, que ocorreu de forma virtual na quinta-feira, 31 de março. O auditor Luiz Fernando Joly Assumpção, da empresa eV Top Trends Auditores Associados Ltda, evidenciou alguns dos pontos positivos da Instituição, como a gestão dos aspectos ambientais; a gestão de documentos; motivação ambiental e competência profissional; integração entre profissionais de diferentes setores; infraestrutura para coleta seletiva de materiais; sistema fotovoltaico da Instituição; documentação da Divisão de Recursos Humanos; competência do SESMT e do Setor de Saneamento Ambiental.

A auditoria é realizada, geralmente, a cada dois anos, entretanto, devido à pandemia, ela precisou ser adiada para 2022. O resultado final diminuiu de cinco pontos a melhorar, em 2017, para dois pontos, atualmente, e manteve o número de 2017 de apenas uma não conformidade. No resultado final, a FUPF teve um bom índice, atendeu 96% dos requisitos legais. Em 2017, o resultado final havia sido de 93%.

“Uma auditoria ambiental com um resultado de 96%, significa que a Instituição está extremamente comprometida como a efetivação do Sistema de Gestão Ambiental e com as legislações ambientais vigentes”, garante Maritania.

O presidente da FUPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto, acompanhou a apresentação dos resultados e reconheceu o esforço institucional para que todos os setores caminhem em busca da excelência dentro das questões ambientais. “Temos essa preocupação por ser uma instituição educacional e comunitária e temos que ser exemplo, temos esse comprometimento. Chegar a 100% não é tarefa fácil, mas estamos caminhando para isso. Esse número é uma evolução e já é muito expressivo. Fico muito feliz que esse engajamento tem dado resultados”, pontuou.

Além do Setor de Saneamento da FUPF, participaram diretamente da atividade os setores de Segurança do Trabalho, Engenharia e Sistemas Elétricos, além da Divisão de Gestão de Pessoas e o Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM).