Geral

Alegria e muita música marcam o 16º Encontro de Corais do Creati UPF

17/11/2022

11:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Atividade contou com apresentações de seis grupos de corais da região

O fim de ano se aproxima e, no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), o clima já é de confraternização. Nesta quarta-feira, 16 de novembro, ocorreu a 16ª edição do Encontro de Corais do Creati. A atividade reuniu seis grupos de corais da região, que cantaram e encantaram a todos que estavam presentes no Centro de Eventos da UPF.

O Grupo de Canto Rosinha Erpen, do município de Tapera, percorreu cerca de 70km para participar do evento. A regente do grupo, Maria Dolores Kuhn, canta há mais de 40 anos em corais. “O canto coral é tudo de bom. Uma vez por semana nos encontramos para ensaiar e isso é maravilhoso, a gente não envelhece nunca”, afirma Dolores, ao mencionar que desde criança já costumava cantar com o pai e o avô e passou essa paixão para a filha e a neta, que atualmente também fazem parte de grupos de corais.

Segundo o coordenador do Creati, Diego Piva, a 16ª edição marcou a retomada do Encontro. “É com muita alegria que estamos retomando nosso Encontro de Corais, um evento de muita alegria e que gera uma confraternização com os grupos da região. Ao longo de todo ano, os grupos se reúnem nos ensaios e se preparam para a apresentação. A participação em um grupo de coral gera saúde e qualidade de vida, além de muita amizade entre os participantes, então ficamos felizes por cumprir com o papel do Creati e da Universidade”, afirma Diego.

Representando a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, o professor Dr. Julcemar Zilli parabenizou os grupos participantes, ao pontuar a importância de se manter ativo na terceira idade. “A participação em um grupo de coral é uma das atividades que proporcionam qualidade de vida, então nosso desejo é de vida longa aos corais e aos grupos de idosos. Nada é mais importante do que estarmos aqui felizes com nossos amigos e cantando”, afirmou.

Participaram do Encontro de Corais do Creati o Coral Luz e Vida, do Creati Carazinho; o Coral Municipal Lazer e Convivência, de Marau; o Grupo de Canto Rosinha Erpen, de Tapera; o Grupo Maturidade Ativa, do Sesc Carazinho; o Coral Estrela de Luz, de Tapejara; e o Coral Cantos de Vida, do Creati Passo Fundo. A abertura do evento foi realizada pelo grupo de dança Pupilas da Aldeia, também do Creati Passo Fundo.