Exposição “Natal é tempo de…” apresenta enfeites natalinos produzidos por alunas do Creati UPF
29/11/2024
14:12
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima
Exposta no Prédio J1, no Campus I da UPF, a mostra apresenta peças decorativas confeccionadas com materiais recicláveis nas aulas de artesanato
O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) abriu, nessa quinta-feira, 28 de novembro, a exposição “Natal é Tempo de...”. A mostra reúne enfeites natalinos produzidos com materiais recicláveis pelas alunas da oficina de artesanato. A abertura contou com a presença de professores e funcionários da UPF, alunos do Creati e apresentação do Coral Cantos de Vida.
Combinando diversas técnicas manuais, as alunas transformaram itens descartáveis, como caixas de ovos, tecidos, revistas e copos plásticos, em objetos decorativos natalinos. “Este ano fizemos uma proposta um pouco diferente, pensando na sustentabilidade e tornando o Natal mais ecológico”, afirmou o professor da oficina de artesanato, Josimar Moschaider, ao pontuar os benefícios que a atividade promove para a saúde. “Temos diversas alunas que participam da oficina para desenvolver a questão da memória, da psicomotricidade e despertar a criatividade. Então, elas brigam com a cola quente, mas contribuem com ideias de criação, se ajudam e interagem umas com as outras”, brincou o professor.
Para o coordenador do Creati UPF, Diego Piva, ações como esta são uma forma de apresentar as atividades desenvolvidas no Centro. “O Creati é uma segunda família, é onde as pessoas se sentem bem fazendo as suas atividades. Queremos que cada vez mais pessoas conheçam o Creati e venham participar de nossas atividades. Atualmente, oferecemos 17 oficinas em diversas áreas para pessoas a partir dos 45 anos”, disse Diego.
Presente na abertura, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, Antônio Thomé, fez uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal e parabenizou a todos os envolvidos pela exposição. “Se a gente olhar desde quando éramos pequenininhos, esse é o momento do ano mais importante, é o momento em que a família se encontra, que a gente olha o que aconteceu no ano, é o momento de renascimento e que bom que estamos vivendo este momento de novo. Parabéns pela exposição, pelo conceito de Natal sustentável, em que não precisa ir numa loja e comprar produtos caros, você pode construir o seu Natal, e olha só que coisa bonita que ficou”, destacou o professor.
“O artesanato é uma prática maravilhosa”
Além dos itens decorativos, a exposição apresenta algumas fotos que mostram as alunas em atividade durante as aulas e depoimentos em que elas destacam a importância do Natal e do artesanato na vida de cada uma. As alunas Rosangela Marques e Jussema de Fátima Santos Kuns compartilharam estes sentimentos durante a abertura da mostra:
“Natal é amor, é esperança, é risada, e também é o momento de a gente fazer uma retrospectiva do ano que passou, ver o que a gente melhorou ou não, desenvolver nossas virtudes. Na maneira de conviver com os outros, olhar como a gente pode melhorar e se tornar uma pessoa melhor. Então, para mim, Natal é um momento em que a gente tem uma grande reflexão sobre o ano que passou para a gente conseguir ter uma perspectiva do próximo ano, o que a gente pode melhorar nas nossas virtudes.” - Rosangela Marques
“Eu me propus a fazer essa oficina para me manter ativa e feliz. Eu gosto do artesanato porque ele me proporciona uma terapia que ajuda a reduzir o estresse, beneficiando minha saúde mental, me trazendo novos conhecimentos. Não tenho dom, mas eu gosto de fazer essas coisas, de aprender, de ocupar meu tempo e ali a gente faz novas amizades, tem momentos de descontração, é uma prática maravilhosa.” - Jussema de Fátima Santos Kuns
Visite a exposição!
Os itens decorativos estão expostos no hall do prédio J1 (Reitoria), no Campus I da UPF.