Ensino

Rede de Bibliotecas da UPF promove semana de orientação aos novos estudantes

26/03/2021

14:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Neste ano, em função das restrições impostas pela pandemia, as atividades ocorrem de forma on-line

Ingressar no universo acadêmico é um momento marcante para todos. Conhecer os colegas, passear pelas estruturas da Universidade e dar início à uma caminhada repleta de descobertas. Essa experiência tem sido diferente para os estudantes que ingressaram na UPF desde o início da pandemia do Coronavírus. Com as restrições e as medidas de isolamento para contar a disseminação da Covid-19, a interação com a Instituição vem sendo feita de forma on-line. Nesta semana, os calouros participam de uma série de encontros para orientações promovidos pela Rede de Bibliotecas da UPF. As atividades ocorrem por meio do Google Meet.

No espaço virtual, os acadêmicos recebem todas as orientações sobre o funcionamento da Rede de Bibliotecas, e em especial, sobre a utilização das bibliotecas virtuais, que são essenciais nesse momento de pandemia. Os estudantes também são orientados quanto ao uso de bases de dados e outros acervos on-line, que dão suporte ao processo ensino aprendizagem.

Encontros devem ser agendados pelos professores e ocorrem virtualmente

Agendamento de capacitações
A Rede de Bibliotecas disponibiliza à comunidade acadêmica três bibliotecas virtuais, que somam mais de 200 mil títulos, além de bases de dados e repositório institucional.

Aos professores que ainda não agendaram a orientação, podem entrar em contato pelo e-mail biblio@upf.br e realizar o agendamento. O serviço de Orientação aos calouros é estendido a todos os campi da UPF. A Biblioteca também agenda capacitações para utilização de bases de dados, que podem ser solicitadas pelo professor, de qualquer curso ou turma.

A partir da segunda quinzena de abril, a Biblioteca disponibilizará as Oficinas de Capacitação, em três módulos diferentes: Bases de Dados - Portal de Periódicos Capes; 
Bibliotecas Virtuais e ABNT e Gerenciador de Referências Mendeley.

Em breve, as inscrições estarão abertas e serão comunicadas. Aos participantes das Oficinas são disponibilizados certificado de participação e todas as capacitações são realizadas pela equipe de bibliotecários da Rede de Bibliotecas UPF.

Atendimento
A Biblioteca Central, localizada no Campus I, atende das 8h às 20h, para empréstimos e devoluções.