Universidade

Dia Nacional da Biblioteca: com obras físicas e digitais, Rede de Bibliotecas da UPF tem o maior acervo da região

10/04/2023

11:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Ao todo, são nove bibliotecas espalhadas pela estrutura multicampi à disposição da comunidade, que pode usufruir dos espaços para além do empréstimo de livros

Um espaço de grande importância para a formação, a biblioteca universitária pode ser considerada uma extensão da sala de aula, pois fornece ferramentas importantes para a aprendizagem e o conhecimento. Comemorado no último domingo, 9 de abril, o Dia Nacional da Biblioteca visa valorizar o local e incentivar o hábito da leitura. Com um acervo que ultrapassa os 300 mil exemplares de livros físicos e 260 mil títulos virtuais, a Rede de Bibliotecas da Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza, atualmente, o maior acervo da região, ao reunir o que há de mais atualizado em literatura técnica e científica, além de clássicos da literatura brasileira e mundial.

É neste espaço que milhares de obras ficam reunidas à disposição da comunidade acadêmica. Com o passar dos anos, devido aos avanços tecnológicos e às mudanças de comportamento da sociedade, o local passou por uma reestruturação e, hoje em dia, disponibiliza um acervo híbrido, composto por obras físicas e virtuais. “Nos adaptamos ao contexto tecnológico, reestruturando nossos serviços e acervos, pois o acesso à informação foi se modificando. Os acervos virtuais surgiram e facilitaram o acesso à informação, mas com tantos dados disponíveis na internet, a Biblioteca segue sendo o melhor espaço para essa busca, pois oferece fontes de informações confiáveis e seguras para a pesquisa científica e acadêmica”, analisa a supervisora de Acervos Multimídia, Laíde Cristina Mühl.

Em 2023, o prédio da Biblioteca Central da UPF, localizado no Campus I, completa 30 anos. Os serviços oferecidos no local vão além do empréstimo de livros. Os estudantes podem utilizar os espaços para estudo, tanto individuais quanto em grupo, visitação às exposições feitas no prédio, além de usufruir de outros serviços oferecidos, como orientação aos calouros, capacitações para uso de bases de dados, periódicos eletrônicos, gerenciadores de referências e bibliotecas virtuais, orientação à normalização bibliográfica e capacitações para o uso de fontes bibliográficas. 

“A Biblioteca é um espaço de construção de conhecimento, de formação e disponibiliza informações nos mais variados formatos. Aqui, além de acessar as obras, os estudantes têm a possibilidade de interagir e aprender de forma mais completa. Além do acervo técnico e científico, a Biblioteca da UPF também possui uma infinidade de clássicos da literatura brasileira e mundial, proporcionando acesso a diferentes culturas”, comenta Laíde. 

O maior acervo da região

O acervo da Rede de Bibliotecas da UPF, somado aos serviços oferecidos pelo local, tornam o espaço o maior da região. Ao todo, são 301.806 exemplares de livros físicos e 149 mil periódicos. Na área virtual, inclui-se os títulos digitais, que são cerca de 260 mil. Ainda, a instituição possui acesso ao Portal de Periódicos Capes, com acesso a mais de 400 bases de dados, como ScienceDirect, SpringerLink, Web of Science e Wiley Online Library, consideradas referência em várias áreas do conhecimento. 

A Rede de Bibliotecas da UPF é composta por nove bibliotecas, que estão instaladas no Campus I e em toda a estrutura multicampi, que engloba o Campus II e os campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Todos os acervos e serviços são voltados para a comunidade acadêmica (estudantes, professores e funcionários). Os egressos da instituição podem utilizar os acessos virtuais, mediante cadastro Elos. Já a comunidade externa pode usufruir dos espaços e da consulta local ao acervo físico, bem como as atividades culturais que são realizadas pela Biblioteca.

A construção de um acervo híbrido, assim como a criação de novos serviços, demonstra que a Biblioteca vem se adaptando aos novos cenários. “O que destacamos sempre é que o acesso à informação se dá de forma diferente, mas livro continua sendo livro, seja ele em formato físico ou virtual. A Universidade investiu de forma significativa nos acervos virtuais, não esquecendo do acervo físico, o que demonstra o comprometimento da Instituição na formação de seus estudantes”, destaca a supervisora.

Trote Literário 

Até o dia 30 de abril, a comunidade pode participar do projeto Trote Literário, que consiste na arrecadação de livros novos e usados (em bom estado) do gênero literário, nas categorias: infantil, infantojuvenil, literatura em geral, quadrinhos/mangás. A doação é feita em um dos pontos de coleta, distribuídos nas bibliotecas da Rede e unidades acadêmicas. As obras arrecadadas serão doadas para uma escola de Ensino Fundamental da rede pública. O projeto busca integrar a Rede de Bibliotecas e a comunidade acadêmica em prol de uma ação social de cunho educativo, possibilitando acesso e estímulo à formação de novos leitores.