Especialização em Cultura Material e Arqueologia - 3ª ed.

  • Especialização e MBA Presencial e Híbrido

  • Híbrido

  • Passo Fundo

Apresentação

A Especialização insere-se no amplo processo de implantação dos estudos de Cultura Material e Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em História, através do Núcleo de Pré−História e Arqueologia, articulado com a Graduação em História e com os grupos de pesquisa em Patrimônio. Nessa perspectiva foram realizados os movimentos de formação do NuPHA, cursos de habilitação laboratorial em acervos líticos e cerâmicos, estudo dos potenciais arqueológicos da região de abrangência da universidade, atividades de educação patrimonial e, por fim, a instalação do LACUMA − Laboratório de Cultura Material e Arqueologia. O NuPHA e o LACUMA estão em plena atividade, com diversos contratos de endossos arqueológicos, com supervisão acadêmica e responsabilidade de guarda dos materiais de prospecção de campo, responsabilizando−se pela higienização, catalogação e estudos das peças. Na perspectiva acadêmica, o curso de Especialização potencializa os núcleos e pesquisas em Patrimônio Cultural, estimula os graduandos à formação e ao ingresso em projetos de pesquisas dos professores da linha de Cultura e Patrimônio, do Pós−Graduação em História, além de mediar saberes aprofundados entre a Graduação e o Mestrado e Doutorado em História. Atrativamente, este curso de especialização habilita os egressos para um mercado de trabalho em expansão e carente de profissionais.

O atual cenário social e econômico brasileiro têm exigido investimentos públicos e privados em obras de engenharia (infraestrutura, logística, habitação, geração de energia, entre outros), demandando a realização de processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio arqueológico. Diante deste contexto, observa−se uma demanda crescente por profissionais com conhecimentos e competências voltadas à Cultural Material e Arqueologia, de forma a atender a necessidade de mercado nas áreas referentes. Bem como, capacitando a gerenciar projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, curadoria dos acervos, laudos patrimoniais e equipes multidisciplinares.

 

Diferenciais

Oferece formação teórica−prática no campo da Arqueologia e da análise, resgate/salvamento e conservação de sítios arqueológicos e acervos de cultura material. Bem como, as competências básicas para o desenvolvimento da pesquisas arqueológicas de campo.

Habilita para competências em estudos de Cultura Material e Arqueologia. Capacita para áreas de Acervos, Patrimônio e Memória; gerenciamento de projetos, relatórios de pesquisa, prospecção de campo, curadoria de acervos, laudos patrimoniais e formação de equipes multidisciplinares de pesquisa ou contrato, como em em obras que demandem processos de licenciamento ambiental, cujos estudos também englobam levantamentos e avaliações acerca do impacto das obras sobre o patrimônio histórico, arqueológico e cultural. Perspectiva de atuação nas áreas públicas e privadas.

 

Como funcionam as aulas

Aulas presenciais remotas, através do Google Meet, para o módulo teórico conforme o cronograma:

 

Aulas práticas de campo na Serra das Andorinhas, atividades em laboratório, nas salas e laboratórios da sede da Fundação Casa de Cultura de Marabá, conforme o cronograma: 

 

O curso especializa profissionais para pesquisa em Arqueologia e gestão de acervos arqueológicos e histórico-patrimoniais de modo amplo.  Habilita-os para os trabalhos exigidos conforme as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da legislação brasileira vigente. 

Disciplinas e corpo docente

Disciplinas

Introdução à Arqueologia, 20 horas
Cultura Material I: Concepções e Interpretações, 20 horas
Cultura Material II:  Análise de Acervos Arqueológicos, 40 horas
História dos povos indígenas, 20 horas
Elaboração de projeto e relatório de pesquisa, 20 horas
Preservação e legislação do patrimônio arqueológico, 20 horas
Tópicos especiais, 20 horas
Pesquisa Arqueológica de Campo I: Levantamento e Cadastro de sítios arqueológicos, 40 horas
Pesquisa Arqueológica de Campo II: resgate de sítios arqueológicos, 60 horas
Curadoria do acervo arqueológico: higienização, classificação e catalogação, 40 horas
Educação Patrimonial, 20 horas
Etnoarqueologia, 20 horas
Relatório de pesquisa de campo, 20 horas


 
Corpo Docente

Mauricio Hepp, Doutor, UFMG
Klaus Hilbert, Doutor, PUCRS
Filipi Pompeu, Doutor, UFPEL
Fabricio Vicroski, Doutor, UPF
Silvia Peixoto, Doutor, UFRRJ
Daiane Pereira, Mestre, UFMG
Renato Kipnis, Doutor, Scientia Consultoria Científica
Marciano Grokaliski, Especialista, FCCM
Jacqueline Ahlert, Doutor, UPF
Luiz Antonio Bolcato Custódio, Doutor, IPHAN
 
 

Coordenação

Jacqueline Ahlert

Internacionalização

RESUMO

Nível

Especialização

Modalidade

Híbrido

Localização

Passo Fundo

Período de Matrículas

15/12/2021 até 11/02/2022

Início do Semestre

11/02/2022

Duração

12 meses

Documentos Necessários

Diploma/ Certificado/ Atestado de conclusão
ANEXAR COPIA COMPROVANTE DE RESIDENCIA
ANEXAR COPIA CERTIDÃO DE NASCIMENTO/ CASAMENTO
ANEXAR COPIA RG
ANEXAR COPIA CPF

INTERESSOU?
SAIBA MAIS