Universidade

Exposição “Era o meu porto seguro: vozes de adultos sobre a escola” está aberta para visitação

28/08/2023

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

A mostra é resultado de um projeto de pesquisa e convida o público a pensar sobre assuntos relacionados à escola e à educação

Um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) e do curso de Letras resultou na exposição “Era o meu porto seguro: vozes de adultos sobre a escola”, que está aberta para visitação no Centro de Convivência, Campus I. 

A mostra reúne depoimentos de pessoas da comunidade sobre a importância da escola e é ilustrada por sete painéis que se encontram ligados através de uma teia. A exposição convida o público a pensar sobre a possibilidade de sentido entre os depoimentos de quem, por diversos motivos, não consegue dar continuidade aos estudos e sobre o papel da escola, da educação formal, da formação de professores e da sociedade.

Projeto foi desenvolvido em várias etapas

Até chegar à exposição, várias etapas do projeto foram cumpridas, entre elas, a imersão dos estudantes da UPF na comunidade, mais especificamente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo (Semcas), acadêmicos entrevistaram adultos em situação de vulnerabilidade social vinculados ao Projeto Apoiar e Comprometer (PAC), que aceitaram conversar sobre a importância e o valor da escola nas suas vidas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Dra. Patrícia Valério, o objetivo principal da pesquisa era compreender os motivos, além do econômico-financeiro, que impedem as pessoas de darem continuidade aos estudos e de chegarem ao ensino superior. “Algumas dificuldades de implantação do projeto, que dizem respeito, entre outros fatores, às consequências da pandemia da Covid-19, acabaram levando a desdobramentos dos objetivos iniciais e permitindo um alcance ainda maior, como a aproximação dos docentes em formação inicial e continuada com a realidade social, o conhecimento das metodologias e processos que envolvem uma pesquisa em campo e, principalmente, à transformação dos estudantes e pesquisadores, durante e após a experiência”, afirma.

O projeto de pesquisa que deu origem à exposição contou com a participação de bolsistas de iniciação científica e voluntários dos cursos de Letras e Psicologia e de acadêmicos do PPGL que, nos últimos dois anos, estiveram envolvidos com as diferentes etapas. O projeto, em uma perspectiva interdisciplinar, foi subsidiado por edital da Fapergs e contou com envolvimento de professores dos cursos de Artes, Filosofia, História, Letras e Psicologia.

Visitas orientadas podem ser agendadas

A exposição conta com a curadoria da professora Dra. Jacqueline Ahlert, docente do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF. A exposição ficará no Centro de Convivência até o dia 14 de setembro e está disponível para visitas de turmas agendadas, com a equipe de pesquisadores. As visitas orientadas podem ser agendadas pelo e-mail da coordenadora do projeto, professora Patrícia (patriciav@upf.br). No dia 30/08, o curso de Serviço Social dá início a esse modelo de visita, sob acompanhamento da professora Dra. Cristina Fioreze, na disciplina de Vivências Comunitárias em Educação.