Universidade

Estudantes do Ensino Médio visitam acervo de Josué Guimarães

04/07/2023

13:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Espaço, localizado na Biblioteca Central da UPF, reúne mais de 8 mil itens do reconhecido escritor gaúcho

Um local de estudo, pesquisa e proximidade com as obras e com a vida pessoal de um jornalista e escritor renomado, com presença marcante em nossa região. Assim pode ser descrito o Acervo Literário Josué Guimarães (Aljog), espaço localizado na Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF) que reúne mais de 8 mil itens do escritor. O Aljog é aberto ao público, e nas últimas semanas, recebeu turmas do ensino médio das escolas estaduais Antonino Xavier e Oliveira e Ernesto Tochetto, ambas de Passo Fundo.

Os estudantes foram recebidos pelo coordenador do Aljog, professor Dr. Miguel Rettenmaier, e pela equipe do acervo, composta por bolsistas da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Após uma breve introdução, os visitantes estiveram nos dois ambientes do acervo: o primeiro, que expõe objetos pessoais e de trabalho de Josué, como máquina de escrever, óculos e fotografias; e o segundo, destinado à pesquisa, que contém a produção literária do escritor, incluindo originais, materiais raros e inéditos e a sua biblioteca pessoal.

Trabalho começou antes e termina depois da visita

Para os estudantes da Escola Antonino Xavier e Oliveira, a visita fez parte do trabalho desenvolvido nas aulas de Literatura. “Começamos explorando a obra, explorando quem é o autor, a capa, os elementos que vêm antes do texto, depois os elementos do próprio texto. Culminamos todo esse trabalho visitando e conhecendo o acervo do autor, que tem uma relação bem íntima com Passo Fundo”, relatou o professor Rafael da Cruz Freitas, que também é mestrando do PPGL.

Além de integrar as atividades da disciplina de Literatura, a visita foi especial para o professor Rafael. “Foi emocionante, até por uma questão de memória afetiva, porque o Josué é um dos meus escritores queridinhos. Então, poder ter o contato com o acervo, aqui na Universidade, vendo os meus colegas fazendo pesquisa, e divulgando a pesquisa para os meus alunos, é muito importante, até para a comunidade conhecer o que é desenvolvido no curso de Letras, no PPGL e em nossa escola também”, disse o professor.

O estudante Gustavo Maekawa, do terceiro ano do ensino médio, ficou surpreso com tudo o que encontrou na visita. “É muita pesquisa, são muitos dados, muita informação, é um trabalho muito amplo, é muita dedicação mesmo. O que mais me chamou a atenção foi o cuidado que eles têm com esse material, que é tão antigo. É algo que foi escrito por ele (Josué Guimarães), com rasuras e observações”, contou Gustavo. Agora, o trabalho segue em sala de aula: “Vamos fazer um seminário, e toda essa informação ajudou muito a gente. É muito bom ver que a gente pode se sentir livre aqui na Biblioteca da UPF, que a gente é bem acolhido. É sempre bom vir aqui, pesquisar, se informar, ler um pouco, falar sobre essas obras”, finaliza Gustavo.

“Esse universo tão rico e tão revelador tem muito a apresentar à escola”

Para o coordenador do Aljog, professor Miguel Rettenmaier, um acervo literário guarda muito mais do que materialidades relativas à memória de um autor. “ Tudo que pertence a sua biografia corresponde à história da sociedade de seu tempo. Os fatos que envolveram sua vida estão em um conjunto complexo de relações sociais e políticas. Josué Guimarães era jornalista, sua vida se reporta, de alguma maneira, nos textos que escreveu para a imprensa”, explica o professor. Miguel acredita que um acervo literário revela mais do que traços estéticos característicos do autor. “A própria literatura está em questão e a noção de texto também, já que trabalhamos com o processo de criação do escritor, das anotações e esboços às obras publicadas. Esse universo tão rico e tão revelador tem muito a apresentar à escola sobre a sociedade, a literatura, a escrita, a leitura”, reflete.

Saiba mais sobre o Aljog no site upf.br/aljog. Para agendar visitas, entre em contato pelos e-mails aljog@upf.br e miguel@upf.br.