Jornada

Coordenadores das Jornadas Literárias organizam livro “Novas leituras do mundo”

30/04/2018

13:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Os coordenadores das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, são os organizadores da obra “Novas leituras do mundo”, publicada pela editora Cultura Acadêmica e pela Associação Núcleo Editorial Proleitura (Anep). A publicação conta ainda com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A obra é fruto de reflexões geradas a partir do 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e Ensino realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), em 2016. O Seminário abordou as múltiplas interfaces da literatura na ecologia das mídias. O livro foi dividido em três partes: Literatura e tecnologia - mobilidade e interatividade; Crianças e jovens - novas linguagens, novos leitores; e Criação e crítica em tempos de literatura digital.

O evento contou com diferentes estudiosos da área de literatura e educação, como Ádria Graziele Pinto, Alamir Aquino Corrêa, Alckmar Luiz dos Santos, Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Elisa Ribeiro, Carla Viana Coscarelli, Christine Ferreira Azzi, Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Edgar Roberto Kirchof, Fabiane Verardi Burlamaque, Gabriel Esteves, Gabriela Rohrbacker Medeiros Longo, Helena Jungblut, Hércules Tolêdo Corrêa, Karen Wellen da Silva Beltrame, Lucas Hessel, Marcelo Spalding, Maria Regina Momesso, Miguel Rettenmaier, Pedro Afonso Barth, Priscila da Conceição Viégas, Raquel Bello Vásquez, Rejane Pivetta de Oliveira, Sandra Mariza de Almeida Silva, Sandra Ssu Yung Chen e Thiago Alves Valente.

Conforme os organizadores do livro, os textos presentes na obra contribuem para a reflexão acerca das interfaces entre a literatura e a tecnologia. Segundo eles, são tentativas que atravessam fronteiras disciplinares e áreas específicas. “O pensamento em um mundo digital pervasivo deve também expandir-se, as leituras devem também aumentar...”, comentam os organizadores na apresentação do livro.

O livro pode ser acessado no formato e-book no site da editora Cultura Acadêmica: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=656