Universidade

Mês da Pessoa Idosa: ações desenvolvidas pela UPF incentivam o envelhecimento saudável

16/10/2023

08:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima/Arquivo

Iniciativas incluem pesquisas sobre envelhecimento humano e atividades que promovem saúde e bem-estar

O mês de outubro é marcado como o Mês da Pessoa Idosa, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), diversas iniciativas são desenvolvidas como parte das ações de ensino, pesquisa e extensão direcionadas à inclusão e valorização desse público. Entre as ações estão oficinas promovidas pelo Centro de Referência e Atenção ao Idoso (Creati) e pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH).

Em dezembro de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou os anos de 2021 a 2030 como a década do envelhecimento saudável. O movimento global tem a finalidade de construir uma sociedade para todas as idades, envolvendo a população em ações de promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. 

A coordenadora do PPGEH, professora Dra. Ana Luisa Sant’Anna Alves, afirma que o aumento da expectativa de vida da população mundial é uma realidade, a qual apresenta repercussões nos sistemas e saúde, bem como na estruturação e organização familiar. “Isso representa um avanço da sociedade e um desafio a ser enfrentado, em especial, em condições que necessitam de cuidado permanente e especializado. A elucidação dos fatores que influenciam na expectativa de vida é essencial para o enfrentamento desta realidade de forma a valorizar e oferecer vida digna a estes idosos”, afirma.

No PPGEH, só em 2023, foram defendidas cinco teses de doutorado e 15 dissertações de mestrado em diferentes temáticas nas linhas de Gerontecnologia e Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano. “Os projetos desenvolvidos buscam abordar aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento humano em relação às questões educacionais, intergeracionais, culturais, históricas e de saúde. Também são desenvolvidos estudos sobre as questões de saúde do processo de envelhecimento humano, relacionadas ao uso e ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à avaliação, à intervenção e ao monitoramento”, pontua a professora.

Creati promove ações de saúde e bem-estar

Há mais de 30 anos, o Creati UPF realiza ações voltadas a pessoas a partir dos 45 anos de idade, com o intuito de promover o envelhecimento saudável. Com cerca de 15 oficinas disponíveis, as atividades ocorrem em Passo Fundo, Lagoa Vermelha e Carazinho. “O compromisso da Universidade enquanto geradora de conhecimento é também promover qualidade de vida e bem-estar. Por isso, o Creati cumpre com esse papel, desenvolvendo ações importantes para um envelhecimento ativo. Queremos que as pessoas envelheçam com qualidade de vida e por isso oferecemos as atividades voltadas a esse público, em uma estrutura de qualidade e acessibilidade em termos financeiros”, comenta o coordenador do Creati, Diego Piva. 

Programação especial marcará o Mês do Idoso

O Mês da Pessoa Idosa será marcado por uma programação especial no Creati UPF. A IV Semana do Idoso ocorre de 16 a 20 de outubro, com atividades gratuitas como oficinas, palestras e sessão de cinema. As ações são voltadas para alunos do Creati e serão realizadas no Campus I da UPF. Os interessados devem se inscrever na secretaria do Creati, localizada no prédio B3. Confira a programação completa AQUI