Ensino

Experiências que geram novas percepções sobre saúde e cuidado

24/11/2023

13:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação Brock University

Willian Roger Dullius, doutorando do PPGEH da UPF, está no Canadá. Lá, ele trabalha no desenvolvimento de um app com foco na saúde da população LGBTQ2+

Egresso do curso de Enfermagem da UPF, Willian Roger Dullius está na Brock University, no Canadá, onde realiza o seu doutorado sanduíche, fruto da parceria com o Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH). Para além do aprendizado cultural, a experiência tem ajudado o doutorando a aprofundar sua pesquisa e o desenvolvimento de um app com foco na saúde e cuidado com a população LGBTQ2+.

Ainda durante o mestrado, Dullius identificou que não existe uma educação continuada baseada em evidências disponíveis para profissionais de saúde no Brasil sobre a prestação de cuidados de saúde a pessoas LGBTQIA+. Como pesquisador, em busca de respostas às lacunas, ele desenvolveu um curso on-line para estudantes e profissionais de saúde abordando a sexualidade humana, cuidado equitativo, terminologia, habilidades culturais, políticas de saúde pública, saúde mental, envelhecimento e cuidados de saúde relacionados à população no Brasil. 

No doutorado, Willian trabalha no desenvolvimento de um aplicativo chamado “m-Health. Junto com essa proposta, ele realiza um curso de educação continuada aos profissionais da saúde, abordando a assistência em saúde para a população LGBTQ2+ (termo utilizado no Canadá). “A pesquisa vai no sentido de que não haja barreiras na assistência em saúde para este público, justamente devido às lacunas de ensino e os comportamentos inadequados dos profissionais de saúde. Neste momento, estamos com o curso disponível nacionalmente para acesso dos profissionais de saúde, que é a última etapa da pesquisa”, relata.

Além disso, a pesquisa de doutorado de Willian também busca levantar a percepção da população LGBTQ2+ sobre o envelhecimento e sobre assistência em saúde no contexto brasileiro. “Como análise secundária destes dados coletados da população LGBTQ2+, estou aprendendo, junto com a professora O’Keefe-McCarther, a utilizar o método ABELE (Arts-Based Research Approaches). Com os dados coletados, foram desenvolvidos poemas e pinturas para proporcionar conscientização/mobilização por meio da arte”, observa, destacando que todos os aspectos contribuíram para seguir na área da pesquisa. “Este envolvimento me despertou o interesse em seguir na área da pesquisa e é gratificante a oportunidade de ensinar outras pessoas para que haja mudanças e saiam da zona de conforto”, conta.

Os poemas serão usados para criar peças de arte que farão parte de uma exposição que Dullius e O'Keefe-McCarthy planejam organizar para o Ano Novo.

Willian encerra o doutorado sanduiche em fevereiro de 2024. Quando retornar, pretende defender a tese e dar seguimento a sua atuação como professor e pesquisador na área.