Geral

Programa de Pós-Graduação em Educação realiza debate sobre pesquisas educacionais

19/12/2023

10:27

Por: Assessoria de Imprensa

Evento ocorreu de forma remota; professores e acadêmicos discutiram sobre linhas de pesquisa e sobre a educação nos tempos atuais

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) promoveu, no dia 15 de dezembro, o encontro semestral da Linha de Políticas Educacionais, conduzido pelo professor Dr. Telmo Marcon, coordenador da linha de pesquisa. Durante o encontro, professores e acadêmicos puderam debater sobre a prática da linha de pesquisa e apresentar suas intenções de teses e dissertações.

Após a reunião, o grupo promoveu um debate em torno do tema “Como as pesquisas realizadas no âmbito da Linha de Políticas Educacionais nos ajudam a pensar os processos educativos para além da lógica neoliberal, cada vez mais predominante na educação? ”, o qual permitiu que cada professor trouxesse análises referentes às questões educacionais e aos temas de suas pesquisas.

Durante o colóquio, participaram da mesa de debate os professores do PPGEdu Dr. Altair Alberto Fávero, Dra. Luciane Spanhol Bordignon, Dra. Rosimar Siqueira Esquinsanim e o Dr. Telmo Marcon. Entre os objetos apresentados, os professores debateram sobre a capilaridade da educação especial, a diminuição do caráter comunitário e público do ensino e a busca por novas linhas de pesquisa que se adaptem ao momento atual da educação e das escolas.

O professor Dr. Telmo Marcon, organizador do debate, reforça que os pesquisadores participem dos debates no formato presencial do programa, que iniciam sua programação em janeiro de 2024.