Ensino

Lançado oficialmente o IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade

28/03/2018

17:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Evento que acontece em junho é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb), lançou oficialmente nessa terça-feira, 27 de março, o IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade, com o tema “Desafios e perspectivas da sustentabilidade”. O lançamento ocorreu no saguão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e contou com a participação de professores, alunos e funcionários da UPF. 

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF e também professor do Programa, Leonardo José Gil Barcellos, esteve presente e destacou a importância da realização do evento. “O Fórum renasce com a ideia de ser uma atividade do PPGCiamb, conduzida pelos professores, mas principalmente pelos pós-graduandos, para discutir de forma interdisciplinar a sustentabilidade nas perspectivas social, econômica e ambiental”.

Para a diretora do ICB, professora Dra. Jurema Schons, é uma alegria sediar novamente o Fórum. “Esse será o 4º Fórum e está ocorrendo depois de nove anos, então, é muito bom ver esse projeto ser reativado com a participação dos nossos alunos do PPGCiamb e dos alunos da graduação, que se engajaram e estão trabalhando de forma organizada para construção desse grande evento”, destacou.

Inscrições de trabalhos podem ser realizadas até 14 de abril
De acordo com a professora coordenadora do Fórum, Dra. Carla Denise Tedesco, essa edição do evento está ligada diretamente aos objetivos do PPGCiamb, trabalhando a produção do conhecimento com as realidades regionais. “As ciências ambientais constituem uma área extremamente multidisciplinar, abrangendo tanto o campos social quanto o econômico e o ambiental. O evento é aberto a todos os profissionais, estudantes e comunidade em geral, proporcionando momentos de reflexão e socialização de experiências”, disse. 

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos até o dia 14 de abril. Confira aqui as normas para a participação. Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica e serão publicados mediante aceite da Comissão e pagamento da inscrição. O modelo de resumo pode ser acessado aqui

Apresentação da logo: o símbolo do “Nó infinito”
Durante o lançamento do IV Fórum de Conservação e Biodiversidade, foi apresentada a logo do evento, desenvolvida em parceria com o Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Artes e Comunicação (NEXPP/FAC). “A logo simboliza a interligação, a causa e o efeito e o conceito se chama nó infinito. A proposta trazida é de representar visualmente um ciclo entre a cidade, a indústria, o campo e outras condições necessárias para o desenvolvimento da sociedade, onde é necessário que haja um equilíbrio para que nenhuma parte seja prejudicada”, disse a aluna do PPGCiamb e membro da comissão organizadora, Vanessa Lando Bortoncello. 

Evento
O IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade acontece de 14 a 15 de junho, no Centro de Eventos, Campus I da UPF. As inscrições podem ser feitas aqui. As vagas são limitadas. “Nosso objetivo também é socializar as experiências com propostas sustentáveis, mostrando o que está sendo feito por meio de palestras, rodas de conversa, mesas redondas e apresentação de trabalhos”, finalizou a também coordenadora do evento, aluna do PPGCiamb, Natália Ficanha.