Universidade

UPF e Stara promovem parceria inédita para Mestrado In Company

17/04/2023

17:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

A parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a empresa Stara é de longa data. Os resultados são sentidos na prática e já tem levado muitos benefícios para a comunidade. Com uma iniciativa inédita na relação empresa e academia, ambas assinaram na manhã desta segunda-feira, 17, um protocolo de intenções para a realização de um Mestrado In Company. Focado na realidade da Stara, uma turma de funcionários poderá realizar o Mestrado em Computação Aplicada, mesclando atividades na UPF e também na Stara, oportunizando a teoria e a prática.

Em abril de 2018, a UPF e Stara já haviam firmado uma parceria até então inédita, com a instalação de uma extensão da empresa no UPF Parque Científico e Tecnológico. Cinco anos depois, cerca de 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da Stara são oriundos de estágios e da formação desenvolvida no espaço que conta com colaboradores que interagem diariamente com estudantes, funcionários e professores da Instituição, configurando assim, uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região. A ação em conjunto, agora focada em qualificar os profissionais que já atuam na Stara, surge como um novo passo nesse processo de união de esforços. 

Hoje, mais de 100 estudantes da UPF compõem o quadro de funcionários da Stara. Para a reitora, Bernadete Maria Dalmolin, a iniciativa é extremamente importante, uma vez que aproxima a Universidade da realidade da empresa e, consequentemente, da comunidade. “Nos motiva ver o movimento da empresa em querer criar os espaços de desenvolvimento e inteligência para fazer um trabalho completo. Isso fomenta a academia e acelera a nossa produção do conhecimento. A Stara é uma empresa que tem no seu DNA o desejo de criar, de crescer e de interagir com a academia. Essa relação é fundamental para que a própria Universidade possa pensar diferente e entregar para o mercado profissionais preparadas”, salientou.

Segundo o presidente da Stara, Gilson Lari Trennenpohl, em um levantamento feito pela equipe, constatou-se que essa será a primeira parceria no Brasil a oferecer um mestrado dentro da indústria. Em sua fala, destacou que o mercado evolui muito rápido e que os profissionais precisam estar sempre atualizados. 

Com a matriz da empresa situada em Não-Me-Toque, a Stara também está presente em Carazinho, Santa Rosa e na Argentina. Gilson ressalta que a união com a UPF vai atender justamente um grande desafio atual: a falta de qualificação. “Uma parceria muito positiva que já tem trazido muitos frutos. Precisamos de pessoas que vão buscar o conhecimento para já aplicar. Aliar o estudo com a mão na massa faz com que o profissional vá pro mercado de trabalho mais preparado. Neste sentido, a Universidade e Stara estão atentas ao mercado para formar profissionais já pensando na demanda interna”, observou.

Estiveram presentes na vista à Stara o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, o Presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Luiz Fernando Pereira Neto, a gestora do UPF Parque, Teofanes Foresti, e os professores do Mestrado em Computação Aplicada, que atuaram na aproximação das empresas, Alexandre Zanatta e Carlos Holbig. A equipe da UPF foi guiada pelo Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara, Cristiano Paim Buss, pelo Supervisor de Engenharia de Produto, Guilherme Silva de Oliveira pelo Gerente de Recursos Humanos, Volmir Amann.