Linhas de pesquisa e projetos

CPMS - Computação Pervasiva, Modelagem e Simulação

Esta linha de pesquisa visa ao desenvolvimento de metodologias, processos e produtos tecnológicos para aplicações reais e inovadoras, em diversas áreas do conhecimento, em especial na Agricultura, nas Engenharias e na Saúde.
Dessa forma, diversas técnicas de manipulação e processamento da informação são usadas como base para a criação de soluções computacionais e de produtos tecnológicos. Nessa linha, os principais temas de investigação são: modelagem computacional e simulação de sistemas; aplicação e desenvolvimento de sistemas embarcados; robótica e computação pervasiva. Além disso, a pesquisa por novas tecnologias e metodologias que possam ser aplicadas em problemas relacionados aos cuidados com a saúde e às melhorias nos processos agrícolas auxiliados por computadores também fazem parte das atividades desenvolvidas.

Temas de pesquisa: Sistemas Embarcados, Robótica, Computação Pervasiva, Computação Móvel, Redes e Sistemas Distribuídos, Modelagem e Simulação.

Conheça os projetos vinculados a esta linha de pesquisa

SII - Sistemas Interativos e de Informação

Esta linha de pesquisa visa ao estudo, à aplicação e à avaliação de processos e metodologias para o desenvolvimento de soluções inovadoras de software, explorando o uso e a integração de diferentes técnicas computacionais como meio de qualificar sistemas interativos e de informação.

Para tanto, incentiva-se a pesquisa sobre os recentes avanços tecnológicos e científicos que possam ser incorporados e combinados em aplicações computacionais que atendam, em especial, às demandas do mercado regional. Nesta linha se incluem estudos sobre ambientes de realidade virtual que exploram a interatividade na visualização de informações, modernas técnicas de armazenamento e de extração de informação, projeto e avaliação de interfaces acessíveis, o uso da informação em sistemas inteligentes de processo decisório, modelagem e personalização de software com base em conteúdos dinâmicos, e integração de processos, métodos, técnicas e ferramentas em atividades de desenvolvimento de software.

Temas de pesquisa: Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas de Recomendação.

Conheça os projetos vinculados a esta linha de pesquisa