Ingresso

O período letivo do PPGBioexp inícia no mês de agosto de cada ano. O curso de Mestrado  tem a duração prevista de 24 meses. O prazo mínimo de conclusão é de 18 meses. O regime de funcionamento do curso é semanal nas quintas-feiras à noite e nas sextas-feiras pela manhã, tarde e noite.

Público-alvo

Profissionais com graduação em ciências agrárias, ciências biológicas e ciências da saúde e/ou profissionais em áreas afins às linhas de pesquisa do programa.

Regime de Créditos

Para concluir o curso de Mestrado em Bioexperimentação, o aluno precisa defender a dissertação e deverá integralizar, no mínimo, trinta créditos da seguinte forma:  21 créditos em disciplinas (total de sete disciplinas), dois créditos em Tópicos Avançados em Bioexperimentação, um em Estágio de Docência I, quatro em Orientação de Dissertação e dois créditos em Atividades Especiais I. Cada créditos equivale a 15 horas aula.

O plano de disciplinas a serem cursadas será elaborado pelo aluno, juntamente com o seu orientador, após o ingresso no curso, considerando a linha de pesquisa e o tema da dissertação.

Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá, obrigatoriamente, ser proficiente em língua inglesa e apresentar comprovação de sua proficiência até a matrícula no terceiro semestre. A comprovação da proficiência poderá ser por meio de exames de proficiência elaborado pela própria instituição (duas vezes ao ano). A Universidade de Passo Fundo oferece oportunidade para o aprendizado da língua inglesa junto à UPF Idiomas. O contato poderá ser feito pelo telefone 54 3316 8510.

Número de vagas (anual)

Serão oferecidas anualmente 20 vagas para o PPGBioexp, com ingresso em agosto.

Inscrições

Documentos para inscrição

  • Formulário próprio de inscrição, impresso e assinado;
  • Duas cartas de recomendação, fornecidas, preferencialmente, por professores ou pesquisadores não vinculados ao PPGBioexp;
  • Duas cópias do histórico do curso de graduação;
  • Duas cópias do diploma universitário ou comprovante de conclusão de curso de graduação;
  • Currículo Lattes completo. Os candidatos selecionados na primeira etapa deverão apresentar comprovação do currículo por ocasião da prova e entrevista.
  • Duas fotos 3X4;
  • Duas cópias da carteira de identidade;
  • Duas cópias do CPF;
  • Duas cópias do título eleitoral;
  • Duas cópias da certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de proficiência em português (para estrangeiros não latinos);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (impressão do boleto de pagamento após a inscrição online), Valor: R$ 90,00. 

Obs.: Será aceita a inscrição de candidato que estiver cursando o último semestre do curso de graduação; nesse caso é necessário apresentar o histórico escolar dos semestres concluídos e atestado da data de colação de grau, emitido pelo Diretor de sua unidade ou faculdade.

Forma de inscrição

O candidato deverá preencher o formulário online, clique aqui para acessar. Após o preenchimento deverá ser impresso o doc de pagamento. Os documentos solicitados deverão ser encaminhados ao Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (endereço abaixo).

Processo seletivo

O processo seletivo ocorrerá em três etapas. A primeira etapa constará de prova escrita, a segunda etapa constará de entrevista e a terceira etapa constará a avaliação do currículo e histórico escolar.  A divulgação dos selecionados será feita nesse site.

Endereço para inscrição via correio

Universidade de Passo Fundo
Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária
Campus I - Bairro São José - BR 285 - Km 292
Passo Fundo, RS
CEP 99052-900