Integrado

Estudantes do Integrado UPF participam de encerramento anual das atividades de pesquisa

30/11/2023

16:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

Em confraternização, jovens trouxeram seus relatos do ano de 2023 no Pibic e Paidex

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) e do Programa Extensionista Júnior (Paidex Jr) participaram ontem, 29 de novembro, do encerramento das atividades do ano de 2023. Os programas têm o objetivo de possibilitar a participação dos estudantes do Centro de Ensino Integrado da Universidade de Passo Fundo (Integrado UPF) em projetos de pesquisa e extensão junto da graduação e pós-graduação.

Durante a confraternização, os estudantes puderam participar de atividades lúdicas, trazendo para o grupo as vivências e conhecimentos adquiridos ao longo do ano. A professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, que é diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou que essa é uma ótima oportunidade para que os alunos do Integrado possam se inserir nas experiências de pesquisa e extensão junto com os alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade.

Pesquisa Júnior no Integrado

Os programas Pibic Júnior e Paidex Júnior funcionam desde 2014 com os alunos do Integrado UPF, especialmente a partir dos 2º e 3º anos do ensino médio. Anualmente, são oferecidas 30 cotas de pesquisa e 20 cotas de extensão, e os alunos são selecionados após inscrição e entrevista.

O projeto, que é um diferencial entre outras escolas, garante que os alunos do ensino médio do Integrado UPF tenham suas práticas de aula já inseridas no contexto do ensino superior, participando das atividades com estudantes da graduação, do mestrado e do doutorado no ambiente universitário.