Jornada

Acadêmicos de Artes Visuais pintam Árvores da Literatura em escolas municipais

08/09/2017

17:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade foi realizada em escolas que participaram das Estações de Leitura das Jornadas Literárias e em escolas que realizaram as atividades de Pré-Jornadinha

Apesar de não ser uma ação permanente, as Estações de Leitura das Jornadas Literárias de Passo Fundo deixaram uma marca pelas escolas onde passaram. A iniciativa foi da coordenadora do curso de Artes Visuais da UPF, professora Mariane Loch Sbeghen, que, junto com os acadêmicos do curso e com alunos das escolas participantes, deixou como herança da atividade a Árvore da Literatura, uma árvore pintada a partir da técnica de stêncil, formada por letras e palavras, uma espécie de símbolo da Jornada e que faz parte do projeto Jornada em Ação. A última árvore foi pintada na semana passada na escola municipal Georgina Rosado, onde os acadêmicos do curso realizaram ações de Pré-Jornadinha.

A ideia, de acordo com Mariane, era que cada escola ganhasse sua árvore a partir da integração entre os acadêmicos do curso de Artes Visuais e os alunos das escolas municipais. “Nós acreditamos que a Jornada é construída com base nessa troca, nesse diálogo entre diferentes gerações e realidades”, lembrou a professora Mariane. Além da pintura do muro, a atividade também tem como objetivo trabalhar a educação, já que os alunos puderam aprender mais sobre as técnicas de pintura e, principalmente, entender a diferença entre pichação e grafite autorizado. “A nossa ideia este ano foi plantar a semente de incentivar a leitura por meio da árvore das letras e os alunos ficaram encantados. Isso também ajuda a desenvolver nas crianças uma consciência de pertencimento ao seu colégio”, comentou a coordenadora.

A primeira árvore foi pintada no muro do campo Fredolino Chimango, no dia 5 de agosto. Além dele, as escolas Wolmar Salton, Daniel Dipp e Antonino Xavier também ganharam Árvores da Literatura.

Sobre as Jornadas Literárias

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios da Ambev, do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Fapergs, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC, com apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, da Italac e da Oniz, com a parceria cultural do Sesc, financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

As inscrições para a Jornada e para a Jornadinha estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.