Trabalho voluntário: doando seu tempo e conhecimento

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Unsplash e arquivo pessoal

No Dia Nacional do Voluntariado, professora da UPF destaca os benefícios do trabalho voluntário e dá dicas para quem quer dedicar seu tempo a ajudar outras pessoas

Fazer compras para os vizinhos que não podem sair de casa, ajudar na arrecadação de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social, ajudar crianças com seus estudos. A pandemia de coronavírus despertou o lado mais solidário do brasileiro. E muitos passaram a dedicar seu tempo e conhecimento, de forma gratuita, em benefício da comunidade, por meio do trabalho voluntário.

Nos últimos anos, no entanto, o trabalho voluntário não ia tão bem assim. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2019, apenas 6,9 milhões de pessoas no país fizeram alguma ação voluntária no ano passado. Isso é 300 mil pessoas a menos do que no ano anterior.

trabalho voluntário

O que pouca gente sabe é que, além dos benefícios de quem recebe a ação, o trabalho voluntário também traz resultados positivos para quem o realiza. De acordo com a professora do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Susana Konig Luz, estudos relatam que o indivíduo que se envolve com trabalho voluntário tem maiores níveis de satisfação com a vida, esperança, gratidão e altruísmo.  

“Atualmente, quando analisamos os motivos que mobilizam os indivíduos a fazerem um trabalho voluntário podemos dar destaque a dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço; e o de cunho social, a tomada de consciência dos problemas e um comprometimento com as causas”, explica. 

trabalho voluntário
Professora Susana Luz

O que define o trabalho voluntário
Para falar de voluntariado primeiro é preciso conhecer o seu significado. Um estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu o voluntariado como “um ato social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos”. 

Já as Nações Unidas consideram voluntário o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem-estar social. “Antigamente, o trabalho voluntário era conhecido como ‘qualidade daquele que ingressa nas forças armadas para prestar serviço voluntário, nas épocas e condições previstas por lei’. Podemos citar os médicos e enfermeiros, por exemplo”, lembra Susana. 

Entre as motivações que levam as pessoas a se voluntariar, a professora cita a pesquisa de Unger, de 1991, que indica o altruísmo como uma dessas motivações, estando presente, inclusive, em diversos tipos de atividades voluntárias. Esse altruísmo mencionado por Unger mostra que os voluntários se sentiram motivados a doar seu tempo por causa de sua percepção de que outras pessoas na sua comunidade precisavam de sua ajuda na solução de seus problemas. 

Crescimento pessoal e profissional
Como universidade comunitária, a UPF promove uma série de ações com a comunidade que envolvem o trabalho voluntário de estudantes e professores. Um dos mais conhecidos, é o Projeto Rondon. Para Susana, a formação acadêmica da Instituição tem como objetivo o desenvolvimento global do estudante sendo composta por diversas atividades que podem ocorrer dentro ou fora da Universidade.  

“As atividades realizadas fora do espaço da sala de aula visam o enriquecimento da formação do estudante, e o trabalho voluntário contribui de forma diferenciada neste processo auxiliando o acadêmico a pensar ‘fora da caixa’, auxiliando inclusive em seu crescimento pessoal”, destaca.

Dia Nacional do Voluntariado
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. 

Como começar um trabalho voluntário
Para iniciar um voluntariado, alguns aspectos devem ser levados em conta. A professora Susana lista alguns deles:
- reflita sobre a área em que você quer ser voluntário: não adianta ser voluntário na creche do seu bairro se você não gosta de criança;
- pense no tempo e no comprometimento que você dispõe: no momento em que você se voluntaria, deve ter tempo para as atividades que o trabalho exige;
- combine com a instituição onde for atuar qual será seu papel. 

Onde se voluntariar
Em Passo Fundo, existem muitas ONGs e instituições onde você pode atuar como voluntário. Conheça algumas delas:
- ONG Amor
- Lar Emiliano Lopes
- Associação de Voluntários Cristãos Entusiasmados (Avoce)
- Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC)
- Fundação Beneficente Lucas Araújo