1. 17:29
  2. 31/03/2016
  3. Fundação UPF

UPF convida para o II Curso sobre Remineralizadores de Solo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, em 28 de abril, o II Curso sobre Remineralizadores de Solo. O curso acontece em Soledade, durante a Exposol, e é vinculado ao projeto "Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralização de solo", executado pela UPF com recursos viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A atividade é gratuita e direcionada a produtores rurais, agricultores, técnicos e estudantes e ocorre das 10h às 19h no Auditório do Museu Egisto Dal Santo, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.

Alternativa para a remineralização
O uso de rochas e minerais não convencionais na agricultura é uma alternativa interessante, em especial sob o ponto de vista de recuperação de solos, por meio da remineralização ou rejuvenescimento destes. Para a agricultura orgânica e a agroecológica, a prática da rochagem ou remineralização é largamente utilizada, uma vez que fertilizantes solúveis não são permitidos. A proposta deste segundo curso sobre Remineralizadores de Solo é reunir representantes dos setores diretamente envolvidos como agricultores, indústria de mineração, indústria de fertilizantes e grupos de pesquisa em solos e mineralogia.

O objetivo da atividade é agregar o cenário dos agricultores, garimpos e da indústria de fertilizantes aos resultados obtidos no âmbito da pesquisa científica desenvolvida na UPF, da atualidade e perspectivas de futuro.

Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email remineralizadores@gmail.com

Programação
A programação do curso visa apresentar o cenário atual da questão dos remineralizadores de solo, por meio da contribuição de seus diversos atores, bem como trazer ao grande público os resultados de pesquisa recente com basalto oriundo de minas de geodos de ametista.

Manhã

• Apresentação e introdução ao curso (grupo de Pesquisa em Mineralogia de Solos UPF, coordenado pelo professor Dr. Edson Campanhola Bortoluzzi)

• Cooperativa de Garimpeiros do Alto Médio Uruguai (Coogamai) sessão com técnicos e donos de garimpo para discutir o tema da geração de resíduos, e ilustrar com informações sobre a atual situação da mineração nos municípios produtores, minas, volume da geração dos resíduos, volume que estaria disponível à rochagem, atual logística e destinação final. Perspectivas e planejamento para o futuro do setor.

Tarde

• Cooperativa de Biocombustíveis (Cooperbio): sessão com os técnicos da cooperativa, em torno das perspectivas para recomendação de pó de rocha na agricultura orgânica, bem como com a participação de agricultores cooperativados que estão aplicando o pó de rocha em cultivos agrícolas.

• Fida: sessão com técnicos da empresa que está moendo pó de rocha para discutir questões como logística para moagem na indústria de calcário, desafios, logística de transporte e possibilidades de viabilização comercial.

• Grupo de Pesquisa em Mineralogia de Solos da UPF: apresentação dos resultados de pesquisa até o momento e perspectivas de uso.

• Mesa redonda com os palestrantes sobre o atual cenário da remineralização de solos no RS, debate sobre os termos da Instrução Normativa n° 5 de 10 de março de 2016 e sua aplicabilidade na regulamentação da Lei de Remineralizadores de Solo, 12.890 de dezembro de 2013.