- 16:46
- 23/01/2015
- Geral
UPF Carazinho comemora 25 anos
O dia 24 de janeiro é um marco na história do município de Carazinho. Primeiro pela data da emancipação, ocorrida em 1931, e segundo pelo início das atividades da Universidade de Passo Fundo (UPF) na cidade, no ano de 1990 como um Centro de Extensão Universitária, promovido, em 1993, a campus universitário.
O Campus Carazinho nasceu com o objetivo de gerar conhecimento e garantir o desenvolvimento da região. Hoje, a UPF Carazinho conta com uma ampla e moderna estrutura física própria, com 7.600 m2, em terreno de 12,4 hectares, onde acolhe mais de mil alunos que adquirem conhecimento por meio dos cursos de graduação em: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção Mecânica e Pedagogia.
Estão à disposição da comunidade acadêmica salas de aulas modernas, laboratórios de informática, biblioteca, auditório e um corpo docente qualificado. O Campus ainda mantém seu elo com a comunidade regional por meio da rádio UPF 90.5, do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e do Centro Regional de Estudos e Atividades para Terceira Idade (Creati).
Além disso, disponibiliza o Espaço Cultural Prof.ª Eugênia Nilda Stangler de Oliveira, aberto à comunidade e destinado a eventos culturais, e a brinquedoteca, laboratório para a formação docente de pedagogos.
O Diretor do Campus Carazinho, Hélio Büllau, destaca a importância da UPF no desenvolvimento da cidade. “A contribuição está fortemente assentada na formação de recursos humanos qualificados para dar apoio ao desenvolvimento do município e da região em todas as suas esferas, notadamente nas áreas econômicas (Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção Mecânica), na área jurídica (Direito) e nas diferentes áreas do magistério (Pedagogia). Além disso, está sendo iniciada uma ação também na área de saúde (estágio de Medicina)”.
Projetos de extensão desenvolvidos no Campus UPF Carazinho:
- Serviço de Assistência Jurídica, com 900 atendimentos/ano;
- Balcão do Consumidor e Procon, com 1.100 atendimentos/ano;
- Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa, já em funcionamento;
- Sajur-Mulher, em fase de instalação;
- Coral UPF Carazinho, com 30 participantes;.
- Grupo de Musicografia Braille, com atendimento a cerca de dez músicos cegos, algo único do Brasil;
- Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade (Creati), que atende cerca de 120 pessoas com mais de 60 anos;
- Espaço Cultural Profa. Eugênia Nilda Stangler de Oliveira, que propicia frequentes exposições culturais;
- Brinquedoteca;
- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa que atende acadêmicos das áreas de licenciatura, com bolsas de iniciação à docência;
- Programas de extensão para a área empresarial em fase de implantação, na área contábil e de administração (Núcleo de Assessoria Fiscal (NAF) e Programa de Apoio ao Desenvolvimento das Organizações Regionais (Pador));
- Estágio voluntário de estudantes de Pedagogia desenvolvido no Hospital Comunitário de Carazinho;
- Estágio curricular de acadêmicos de Medicina desenvolvido no Hospital Comunitário de Carazinho.
Carazinho, 84 anos
A cidade começou a ser povoada por volta de 1872, primeiramente por pessoas vindas de Ponta Grossa, Castro e Curitiba. Depois de muitas lutas e trabalhos pelo desenvolvimento, a emancipação foi conquistada, em 24 de janeiro de 1931. Posteriormente, em 24 de fevereiro do mesmo ano, uma missa e uma grande confraternização marcaram a instalação do município.
Programação de aniversário
Sábado, dia 24/01
- 10h: Missa de Aniversário, Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus
- 12h: Pampa Meio-Dia, Praça Albino Hillebrand
- 16h30min: Homenagem aos servidores municipais que completam, no decorrer de 2015, 25 e 30 anos de serviços prestados, Gabinete do Prefeito – Prefeitura Municipal
- 19h: Parabéns ao município, Praça Albino Hillebrand
- 19h30min: Show com o Grupo Tchê Sarandeio, Praça Albino Hillebrand
- Durante todo o dia: “Encontro e Exposição das Etnias”, Mini Centro Cultural, Quiosque da Praça Albino Hillebrand