- 18:03
- 16/06/2016
- Integrado
Uma noite de estrelas
Emoção, expectativa, criatividade e muitos talentos marcaram o IX Festival de Cinema Integrado UPF, promovido pelo Centro de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). O evento, constituído pela exibição e premiação das produções cinematográficas desenvolvidas pelos alunos da terceira série, reuniu além dos estudantes e professores, os familiares, amigos e comunidade em geral. O vencedor de melhor filme foi o curta-metragem “1984”, adaptação da obra de George Orwell. O Festival aconteceu no Centro de Eventos da UPF, na noite de quarta-feira(15/06).
O Festival é desenvolvido pelos componentes curriculares das disciplinas de Literatura Brasileira, Língua Portuguesa, Produção Textual e Língua Inglesa buscando incentivar a leitura e apreciação de obras da literatura pelos estudantes do Ensino Médio. “Compreendemos que é uma forma ousada, criativa e inovadora de fazer com que os alunos dialoguem com as obras da literatura brasileira e também estrangeira. Além disso, desperta no aluno o que queremos que é o desejo pela leitura”, destacou o diretor do Integrado, Jonir Dalbosco.
Seis contos da literatura brasileira e universal foram lidos, adaptados, encenados e filmados pelos alunos do 3º ano e editados nos laboratórios da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF, tornando-se seis curtas metragens de cinco minutos baseados nas seguintes obras literárias: “Antes do baile verde”, de Lygia Fagundes Teles, “1984”, de George Orwell, “Os gatos pardos da noite”, de Lourenço Diaféria, “Noite de matar um homem”, de Sérgio Faraco, “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector, e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. “O Festival é uma atividade para incentivar a leitura e o conhecimento das obras literárias para o público. É uma atividade que faz o aluno sair da sala de aula, promove a interdisciplinaridade e a integração com outras unidades da UPF, e tem toda uma dimensão ética, cultural e de respeito”, enfatizou a professora de Literatura Brasileira do Integrado UPF e idealizadora do Festival, Dra. Nara Marley Alessio Rubert.
Os alunos ainda participam de oficinas sobre cinema ministradas pelos professores da FAC, e, durante o processo de edição, contam com o auxílio de um profissional da unidade acadêmica. “Foram quatro dias de filmagens e várias semanas de produção de texto, roteiro, resenha. Com certeza, a experiência em trabalhar em grupo, relações de amizade e até de liderança serão utilizadas futuramente nas nossas profissões”, comentou uma das alunas participantes do Festival, Marina Duart.
O evento contou ainda com a presença e o depoimento do ex-aluno do Integrado UPF, Sandro Aliprandini, protagonista do longa-metragem Ponto Zero. O ator enfatizou a importância que o Festival teve na sua vida e ressaltou que o evento também ajuda outros alunos na descoberta profissional e no desejo por seguir na área das artes.
As produções foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por profissionais de Letras, Jornalismo, Cinema, Música e Artes. Nesta edição os convidados para julgar os trabalhos foram a jornalista da UPFTV, Afani Baruffi, o gerente executivo da RBS TV Passo Fundo, Mauro Vanin, o vocalista da banda General BoniMores, Chico Frandoloso, e o ex-vice-reitor da UPF e um dos fundadores do Centro de Ensino Médio Integrado, Agostinho Both. “Impressiona esses jovens trabalhar com tanto afinco buscando na arte um sentido pra vida, uma lição de aprendizado e uma forma de linguagem. Isso ajuda no amadurecimento deles”, comentou Both.
Confira os resultados do IX Festival de Cinema Integrado UPF:
- Melhor filme: “1984”, adaptação da obra de George Orwell
- Melhor atriz: Caroline Zilio – de “1984”, adaptação da obra de George Orwell
- Melhor ator: Emir da Silva – de “Pai contra Mãe”, adaptação do conto de Machado de Assis
- Melhor atriz coadjuvante: Juliê Nunes – de “Antes do baile verde”, adaptação do conto de Lygia Fagundes Telles
- Melhor ator coadjuvante: Henrique Gomes – de “Noite de matar um homem”, adaptação do conto de Sérgio Faraco
- Melhor sonoplastia: curta “Feliz Aniversário”, adaptação do conto de Clarice Lispector
- Melhor direção: Julia Lusa – de “Feliz Aniversário”
- Melhor direção de arte: curta “Os Gatos Pardos da Noite”, adaptação do conto de Lourenço Diaféria
- Melhor resenha: Larissa Pasinato - de “Os Gatos Pardos da Noite”, adaptação do conto de Lourenço Diaféria
- Melhor cartaz: curta “Noite de matar um homem”, adaptação do conto de Sérgio Faraco