- 18:52
- 15/07/2016
- Fundação UPF
Um dos principais arqueólogos da atualidade ministra aula na UPF
O antropólogo forense uruguaio especializado em arqueologia José López Mazz ministra aula na disciplina de Arqueologia Forense e aplicações contemporâneas da Especialização em Cultura Material e Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). Mazz é um dos principais arqueólogos da atualidade, coordenando, inclusive, uma equipe de Antropologia Forense para a busca de desaparecidos da ditadura militar (1973-1985).
López Mazz é professor visitante na Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade de São Paulo e Centro Universitário da Província de Buenos Aires. Além disso, é membro da Comissão Nacional do Património Cultural (Ministério da Educação e Cultura do Uruguai).
Desde 2005 coordena uma equipe de Antropologia Forense no âmbito de um acordo entre a Universidade e a Presidência da República de Montevidéo para a busca de desaparecidos da ditadura militar (1973-1985). Antropólogos forenses e arqueólogos fizeram escavações em busca dos corpos e restos mortais dos mais de 175 uruguaios declarados desaparecidos. As investigações apontaram para padrões de tortura e de ocultação de cadáveres que se estendiam por todo o território uruguaio.
O antropólogo também prestou apoio à Comissão Nacional da Verdade no Brasil, em meados de 2013, na exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart.