1. 18:21
  2. 02/05/2017
  3. Ensino

Projeto da UPF discute Machado de Assis com alunos da educação básica

  • Ensino
  • Extensão
  • Literatura

O Projeto Literatura em Diálogo do Programa Ensino e Inovação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) retomou suas atividades no dia 27 de abril. A atividade promoveu a discussão da obra clássica Dom Casmurro, de Machado de Assis. O evento ocorreu no Teatro Múcio de Castro e contou com a presença de alunos de Ensino Médio de escolas públicas de Passo Fundo, bem como de acadêmicos dos Cursos de Letras e de Psicologia da UPF. 
A união entre literatura e psicanálise se concretizou por meio da participação da professora Ivânia Campigotto Aquino, que abordou os principais trechos do texto literário, enquanto o professor Francisco C. dos Santos Filho analisou o tema “ciúmes” na obra. Conforme Santos Filho, é possível fazer a relação de situações reais e atuais de nossa sociedade, como nos casos em que o ciúme patológico leva a situações de violência.
O projeto conta com a parceria da Biblioteca Pública Municipal Arno Viunisk, por meio do Núcleo do Livro e da Leitura, coordenado pela professora Suzana Einloft, e também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.  A proposta é realizar atividades que possibilitem a leitura e a discussão de obras literárias clássicas pelos alunos de Ensino Médio das escolas de Educação Básica da cidade e da região, com vistas ao aprofundamento teórico das análises dos textos e ao exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura.
Os alunos da Educação Básica puderam viver a experiência da transposição do texto escrito clássico para outros meios de interação, por meio da esquete teatral de uma das cenas do livro Otelo, de William Shakeaspeare, realizada pelos alunos Waleska Gaspar e Adelair Pablo Lescano. Também assistiram a apresentações musicais das letras Ciúme, da banda Ultraje a Rigor, e Ser corno ou não ser, dos Mamonas Assassinas, interpretadas por Tábata Schons e Henrique Drum, que garantiram o tom divertido do debate. 
Conforme a coordenação do Projeto, o empenho dos estudantes dos cursos de Letras, História e de Música da UPF foi fundamental para o desenvolvimento das atividades apresentadas e o trabalho de organização e planejamento das acadêmicas bolsistas Gislaine de Almeida (Paidex), Lissara Kaiuane (Propet) e Paula Cunha (Propet) foi importante para que o evento se tornasse real.
A próxima discussão está prevista para o dia 26 de maio e abordará o livro O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. A atividade é aberta à comunidade, gratuita e não requer inscrição prévia. Mais informações através do e-mail literaturaemdialogo@gmail.com ou pelo telefone (54) 3311-1128.