1. 09:19
  2. 17/09/2020
  3. Geral

Profissões do Futuro: a interação social em primeiro plano

Do rádio a pilha para o podcast, da televisão para as plataformas de streaming, de livros impressos ao e-book e do acervo físico ao digital. As áreas da comunicação e das artes passam por mudanças e se modificam a partir do avanço tecnológico, porém essas transformações podem ficar em um segundo plano no futuro dessas duas profissões. 

Segundo a especialista em Comunicação Social – Trajetórias e Perspectivas e professora da Universidade de Passo Fundo, Me. Maria Goretti Baptista Betencourt, a pandemia do novo coronavírus alterou a forma de relacionamento social. “A pandemia trouxe questões que irão permear o futuro daqui para frente como a maneira que as pessoas se relacionam, a importância do processo de comunicação e a questão da estética na arte”, pontua. 

A interação e o comportamento social serão questões marcantes nesta projeção. “Tem profissões que serão vistas com mais valor e que fazem esse aporte (interação) entre um sujeito e outro, e entre elas, toda a área da comunicação”. As interações sociais estarão em primeiro plano dentro das atividades que envolvem as relações humanas. “A tecnologia não tem como substituir em nenhum momento o relacionamento. Então, profissões que lidam com as relações humanas não tem como serem substituídas, não tem máquina, não tem robô que tenha esse conceito, esse feeling de ter a percepção do outro”, explica Goretti. 

A professora também deixou algumas dicas para os alunos que estão no final de seus cursos e comentou a experiência de passar por uma pandemia em que ninguém estava preparado. De acordo com ela, “a pandemia marcou essa geração” e que “não tem como você ser o mesmo de quando entrou na faculdade”. Esse período “vai trazer uma maturidade do ponto de vista relacional e social que outras turmas que se formaram em períodos anteriores não tiveram”. Além disso, Goretti cita o fortalecimento pessoal e as novas visões de mundo como pontos fortes que podem ser tirados desse período.

Assista ao primeiro vídeo da série "Profissões do Futuro"