1. 15:11
  2. 27/08/2018
  3. Ensino

Professor da UPF participa da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia

  • Ensino
  • Extensão
  • Fundação UPF
  • Graduação

O professor Dr. Márcio Walber, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), participou, entre os dias 21 e 24 de agosto, da 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, na cidade de Maceió/AL. 

Durante o evento, que teve como tema “Engenharia e ética na reconstrução do Brasil”, também foram abordadas temáticas como acessibilidade, o papel da engenharia do futuro no desenvolvimento do país, indústria 4.0, quarta revolução industrial e a transformação digital. Além disso, o evento contou com minicursos, palestras e seminários, ministrados por palestrantes de todo o Brasil, que abordaram assuntos da atualidade da engenharia, exibindo um rico panorama brasileiro, envolvendo a questão tecnológica e econômica.

Paralelamente, ocorreu o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC), reunindo trabalhos técnicos. O Congresso debateu sobre o cenário atual, com sua realidade nacional e local, demonstrando exemplos de inovações e apontando caminhos para que se desenvolvam técnicas e aplicações de pesquisas que tenham como objetivo aumentar o desenvolvimento do país. 

O evento reuniu mais de 4 mil profissionais representantes dos conselhos regionais de todos os estados do país, além de estudantes de Engenharia e Agronomia e convidados. O professor Walber representou, além da UPF, a Câmera Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O Conselho é uma entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Grupo de trabalho CREA-RS
O docente da UPF integra o grupo de trabalho do CREA-RS, constituído por professores da UPF, Uri/Erechim, Feevale e Unisc. O grupo estuda a aplicabilidade da Resolução do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia 1.073/2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da engenharia e da agronomia.

Segundo Walber, com essa resolução, qualquer profissional que tenha cursado disciplinas em nível de graduação e especialização técnica de nível médio, graduação tecnológica, graduação plena ou bacharelado, pós-graduação lato sensu, stricto sensu e sequencial de formação específica por campo de saber, de cursos reconhecidos e registrados nos CREA, pode solicitar o acréscimo/extensão de atribuições, desde que comprove os conhecimentos e as cargas horárias necessárias para atuar com a atividade requerida. Por exemplo, um engenheiro civil que tenha adquirido as competências necessárias pode atuar em alguma atividade específica da engenharia mecânica e vice-versa. 

A comissão desenvolveu uma planilha de avaliação para a Resolução 1.073/2016, para a área de engenharia mecânica, e, com base no histórico de disciplinas e cargas horárias apresentado pelos profissionais requerentes, estabeleceu, para a aplicação solicitada, as atividades regulamentadas pela Resolução 218/1973 do Confea nas quais o profissional poderá atuar. O resultado do trabalho dessa comissão foi apresentado durante a reunião dos coordenadores nacionais que ocorreu no evento, com o objetivo de se ter uma padronização nacional para avaliação das solicitações encaminhadas pelos profissionais.