1. 10:19
  2. 23/05/2016
  3. Fundação UPF

PPGOdonto/UPF realiza palestra a cuidadores do Asilo São José e João XXIII

Acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), extensionistas do projeto de extensão “Atenção à Saúde bucal ao paciente idoso” e mestrandos do programa de Pós-Graduação em Odontologia realizaram uma palestra educativa aos cuidadores do Asilo São José e João XXIII sobre práticas de higiene bucal e cuidados especiais à saúde geral e bucal dos idosos residentes na entidade. A atividade foi realizada no dia 11 de maio e foi coordenada pela professora Micheline Sandini Trentin.

Atualmente, o Asilo São José e João XXIII possui uma população de 65 idosos, com idades entre 65 e 117 anos, sendo 20 acamados e 45 independentes funcionalmente. A maioria dos idosos utilizam próteses totais, porém não apresentam habilidade motora e agilidade para os cuidados com as mesmas. O fator mais crítico na parte operacional das próteses dentárias é a higienização e manutenção das mesmas.

Diversas pesquisas atestam que o número de cáries radiculares é maior em idosos e os fatores contribuintes para isso são a dieta cariogênica, xerostomia induzida por fármacos, higienização deficiente da cavidade bucal e uso de dispositivos protéticos. Na palestra, destinada aos cuidadores dos idosos do asilo, houve destaque sobre a importância de motivar o idoso na adequação de uma dieta não cariogênica, assim como os alimentos pastosos devem ser substituídos por verduras, carnes magras e frutas, visando exercitar seu sistema mastigatório para a reabilitação total e parcial.

O controle contínuo da placa bacteriana por todos os meios existentes (escovas, fio e fita dental, somado à antissépticos bucais), com a colaboração de familiares e equipe de enfermagem, são essenciais para os pacientes com deficiência motora e problemas psiquiátricos. Na oportunidade, os cuidadores do asilo foram orientados a realizar a higiene das próteses totais dos idosos como rotina diária em períodos determinados. Também foi orientado que essa rotina diária fosse registrada no prontuário do paciente.

Foram distribuídos cartazes educativos para despertar a atenção dos cuidadores com a higienização das próteses dentárias. Ainda, foi enfatizado na palestra que a interação entre a equipe multiprofissional (médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, cuidadores, dentre outros) é fundamental para a melhoria da higiene bucal e consequente qualidade de vida desta população.

Conheça o Projeto
O projeto de extensão “Atenção à Saúde bucal ao paciente idoso” tem como principal objetivo fornecer melhorias na qualidade de vida da população de idosos institucionalizados. O projeto é desenvolvido por acadêmicos extensionistas da Faculdade de Odontologia da UPF e supervisionados por professores no Consultório Odontológico do Asilo Municipal São José e João XXIII. A iniciativa está em andamento há dois anos e proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida e autoestima dos idosos.

Os atendimentos odontológicos aos idosos são realizados semanalmente e o protocolo dos procedimentos odontológicos são desenvolvidos a partir de uma triagem prévia dos pacientes para identificar as principais necessidades que os idosos (acamados ou não) possuem em relação à saúde bucal e geral. Os dados oriundos de anamnese, contendo informações relacionadas à saúde sistêmica, tratamentos prévios, uso de medicamentos, idade, sexo e exame físico bucal (observando a presença ou ausência de próteses) são registrados em fichas individuais, contribuindo para o planejamento e execução dos tratamentos.

A prática da Odontogeriatria por meio de tratamentos odontológicos e prevenção das doenças bucais é realizada no próprio Asilo, onde existe uma infraestrutura para os atendimentos. Cada idoso recebe orientação de higiene bucal e, se necessários, tratamentos odontológicos individualizados, envolvendo a equipe odontológica, médica, enfermagem e cuidadores dos pacientes, configurando assim a interdisciplinaridade do projeto. No decorrer do projeto, os integrantes organizam grupos de conversa com cuidadores, e de forma ilustrada e demonstrativa, estimulam a promoção de saúde bucal dos idosos sob seus cuidados.