1. 17:49
  2. 30/11/2015
  3. Geral

Olimpíadas de Robótica e Programação premiam vencedores

A 4ª Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental e a 3ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre tiveram a última etapa realizada no sábado (28/11). Após as atividades serem desenvolvidas ao longo do ano, foram conhecidas as equipes campeãs. Além de Passo Fundo, estudantes do ensino fundamental e médio de Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Marau e Tapejara participaram das competições.

A Olimpíada de Programação teve como vencedoras as equipes “Nós somos Tapejara”, de Tapejara, em primeiro lugar; a equipe Notre Dame, da Escola Notre Dame, de Passo Fundo, em segundo; e a EMEF Don José Gomes, de Passo Fundo, em terceiro. A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Passo Fundo e do Núcleo de Tecnologia Educacional da 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

Na Olimpíada de Robótica Educativa Livre foram vencedoras as equipes das escolas Cecy Leite Costa, de Passo Fundo, primeiro lugar, Escola Estadual Maria Dolores Freitas Barros, de Passo Fundo, em segundo; o Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, de Marau, em terceiro; e a Escola Estadual Senhor dos Caminhos, de Tapejara. A Olimpíada de Robótica Educativa Livre da UPF visa oportunizar o contato de alunos com a robótica, bem como desmistificar o estigma que robótica é complexa, cara e inacessível para as escolas. A promoção é dos cursos de Ciência da Computação e Física, vinculados ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF.

Ambas as olimpíadas foram divididas em etapas nas quais os participantes deveriam executar atividades específicas conforme definido em regulamento. Ao longo das etapas as equipes somaram pontos que definiram as vencedoras. As olimpíadas são coordenadas pelos professores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) da UPF.