- 19:22
- 17/08/2016
- Cultura
Oficina de música e dança na UPF integra atividades do Festival
Alunos do curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) participaram de uma oficina de música e dança com o Grupo Folclórico Brasil Central da Universidade Estadual de Goiás, da cidade de Anápolis. A atividade aconteceu na noite de terça-feira (16/08), no Centro de Eventos da UPF.
O coordenador do curso de Música da FAC, professor Alexandre Saggiorato, deu as boas-vindas aos visitantes e ressaltou a importância da troca de saberes e culturas com os alunos do curso. Já o professor e coordenador do Grupo Folclórico Brasil Central, Marco Antonio Carvalhaes Pereira, apresentou o grupo, o qual classificou como um esforço efetivo de salvaguarda dos bens imateriais e de difusão do patrimônio cultural do estado de Goiás. O Grupo, por meio de suas ações, estimula a participação protagonista de adolescentes e jovens de comunidades urbanas, rurais e tradicionais de Goiás, de modo que esses possam construir e comunicar sua identidade individual e coletiva, assim como seus valores, em um processo harmônico e de reconhecida valorização das tradições locais. Sua estrutura é composta de um Corpo de Dança, uma Orquestra Folclórica e um Corpo de Pesquisa, que atuam de forma conjunta na construção de projeções do folclore goiano, contando com 36 componentes.
Esse conjunto de fatores possibilitou o reconhecimento do Grupo, pelo Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais – CIOFF/Unesco, no ano de 2006, assim como embasou a criação do espetáculo Cores do Cerrado, constituído hoje como uma das principais representações folclóricas das manifestações culturais existentes no território goiano.
No encerramento da oficina, alunos e professores da FAC entregaram aos convidados uma lembrança da UPF como agradecimento e reforçaram a importância da troca de saberes e culturas do folclore brasileiro.