- 09:27
- 23/04/2015
- Geral
Livro infantil aborda a tutela consciente de animais
Baseado em uma história real, A Vida de Branco é o lançamento infantil da UPF Editora. Escrito pelo professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e médico veterinário Leonardo José Gil Barcellos, o livro traz uma trama que mistura uma história real com toques de fantasia. A Vida de Branco reflete histórias recorrentes em clínicas e hospitais veterinários do Brasil e nas organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal. A obra está disponível para download gratuito, pelo site da UPF Editora, www.upf.br/editora, ou AQUI.
Conforme o autor, a população de cidades com alto número de animais de rua, como é o caso de Passo Fundo, sofre muitas vezes com o desrespeito e com os maus tratos a cães, gatos, cavalos de tração e animais silvestres. “Temos assistido, estarrecidos, um sem-número de casos de extrema crueldade. São cães e gatos espancados, usados em brigas, cavalos exauridos pela tração e, muito comumente, cães e gatos com casa e ‘família’ que, ao apresentarem alguma doença ou algum acidente, como o caso do Branco, são abandonados ou assassinados”, explica Barcellos.
A partir dessa constatação, a obra possibilita a reflexão sobre a importância da tutela consciente de animais e sobre os maus tratos decorrentes de um entendimento errôneo de que os animais são descartáveis e podem ser substituídos por novos quando estão doentes ou velhos. Essa falta de consciência implica a superlotação de abrigos mantidos por ONGs ou mesmo pelo poder público. A obra propõe, ainda, uma discussão sobre a castração de animais abandonados, ação que pode diminuir a proliferação e o número de animais que sofrem nessas condições.