1. 09:22
  2. 14/05/2020
  3. Geral

Live aborda a psicologia do esporte

  • Ensino
  • Graduação

O curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove a live “Psicologia do esporte”. A atividade acontece no dia 19 de maio, das 17h às 19h, pelo canal do YouTube Psicologia UPF. Debaterão a temática a mestre em Educação Física e psicóloga, Marisa Markunas, e o doutor em Psicologia do Esporte e psicólogo, Maurício Pinto Marques.

A live faz parte do Seminário Integrador do curso de Psicologia, que ocorre semestralmente. Conforme um dos organizadores, o acadêmico Artur Botton, a discussão em torno do tema permitirá que ele seja mais explorado. “Tendo em vista que o campo de atuação para uma pessoa graduada em Psicologia é muito amplo, não é possível que dentro do curso todas as áreas sejam estudadas detalhadamente. Desta forma, sempre que existe a possibilidade de alguma área de atuação do psicólogo ser explicada e esmiuçada por profissionais tão competentes e especialistas no assunto, é muito válido e importante acompanhar. Pensando nisso e aliado com nossa proposta de trabalho de estágio junto ao Sport Clube Gaúcho é que surgiu a ideia de um seminário integrador para todos os estudantes do curso de Psicologia da UPF e demais interessados na psicologia do esporte. Um campo ainda pouco explorado, mas que vem crescendo cada vez mais e se tornando uma grande possibilidade de atuação para os profissionais da área”, comenta.

Ainda segundo o estudante, o esporte está presente na vida de grande parte dos indivíduos, desde o sujeito que sai uma vez por semana para praticar sua corrida, até o atleta profissional que tem sua rotina diária de treinamentos. “É levando isso em consideração que a psicologia do esporte age, tentando entender o contexto de cada sujeito praticante de esporte, aliado aos seus desejos e expectativas no contexto esportivo. A importância de se debater o tema se dá pela necessidade de ampliar a visão que se tem da Psicologia do Esporte, de modo que esta não se ocupa apenas com atletas de esportes de alto rendimento, mas com todo e qualquer sujeito que tem o esporte, de alguma forma, marcado na sua vida”, complementa Artur.