- 14:12
- 22/04/2016
- Fundação UPF
Licença ambiental para ampliação do aeroporto de Passo Fundo é entregue
Um passo importante para a ampliação do aeroporto regional Lauro Kortz de Passo Fundo foi dado na manhã desta sexta-feira (22/04). Com a presença do governador José Ivo Sartori, secretários e lideranças políticas e comunitárias, foi apresentada a licença ambiental liberada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O documento permite a abertura do processo de licitação para as obras de melhoria. O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), uma das entidades ligadas ao esforço para a ampliação do espaço, José Carlos Carles de Souza, esteve presente no encontro.
Tendo à frente o reitor José Carlos, a UPF desempenhou papel fundamental na busca por melhorias no local. Para ele, não é apenas Passo Fundo que ganha com isso, mas toda a região. Em sua opinião, o trabalho de mobilização deve continuar e a Universidade estará inserida nos debates. “A notícia que o governador traz é sem dúvida excelente. Temos certeza de que agora teremos todas as condições para iniciar a licitação e então começarmos as obras, dando ao município um aeroporto que comporte a sua grandiosidade. Essa é uma conquista de todos”, pontuou.
O aeroporto recebe hoje três voos diários e teve o número de passageiros duplicado nos últimos quatro anos. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, essa foi mais uma etapa vencida. “Mais uma etapa vencida e bastante importante. A prefeitura e o governo do estado cumpriram os processos e agora esperamos que o Governo Federal faça a sua parte e faça a licitação para o início das obras. Foi um conjunto de esforços da sociedade de Passo Fundo e região e esperamos que logo possamos enxergar as máquinas trabalhando aqui”, destacou.
O projeto de ampliação prevê um novo terminal de passageiros com área de 2 mil m², a implantação de uma Seção Contra Incêndios (SCI) com área de 290 m² e ainda um edifício garagem de 245 m². Também está prevista a ampliação das cabeceiras da pista de pousos e decolagens. Para o governador, as melhorias devem gerar oportunidades de emprego e contribuir para o desenvolvimento e o crescimento de Passo Fundo e municípios da região. "Esta é uma época de superação. O governo tem que ser um indutor de ações capazes de atrair novos empreendimentos e fortalecer os que aqui estão. Temos que gerar qualidade, preservando a sustentabilidade ambiental”, afirmou o governador.
Melhorias não vão impactar o meio ambiente
A liberação da ampliação foi tratada com cuidado e atenção pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). De acordo com a secretária Ana Pellini, a decisão foi avaliada e todos os riscos foram levados em consideração. “Nenhuma nascente será prejudicada e as obras deverão respeitar a natureza tal como ela está constituída aqui”, disse.
O aeroporto Lauro Kortz poderá, a partir do licenciamento do governo do estado, avançar no controle e na redução dos impactos de suas atividades sobre o solo, sem ferir a biodiversidade da região. A regularização, segundo a secretária, colabora para o monitorando das perturbações e possíveis desequilíbrios na fauna terrestre, e as intervenções em vegetação nativa e em área de preservação permanente.