- 18:44
- 12/05/2016
- Fundação UPF
Ex-jogador Tinga visita a UPF
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do reitor José Carlos Carles de Souza, recebeu, na tarde de quinta-feira, 12 de maio, o ex-jogador de futebol Paulo César Tinga. O ex-jogador visitou o Campus I, em especial os laboratórios da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), onde vários atletas realizam avaliações, e também divulgou seu projeto “Método By Tinga”.
Paulo César Fonseca do Nascimento, o Tinga, nasceu e foi criado na periferia de Porto Alegre, na Restinga. Se tornou jogador profissional e conquistou títulos importantes, como o bicampeonato da Copa do Brasil, a Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o Bicampeonato Brasileiro. Jogou pela Seleção Brasileira e em clubes nacionais e internacionais como: Grêmio, Internacional, Botafogo, Cruzeiro, Kawasaki Frontale do Japão, Sporting de Portugal e Borussia Dortmund da Alemanha.
O reitor da UPF ressaltou a importância de a Universidade receber o ex-jogador. “Tinga é referência como atleta no Rio Grande do Sul, tendo vestido camisas dos clubes mais importantes do nosso estado, e também é um atleta de formação cidadã destacada. É muito importante receber um ídolo do nosso esporte. O projeto que ele está apresentando merece nossa atenção e vem ao encontro daquilo que a Universidade já faz, que é olhar para a formação de novos atletas e bons cidadãos”, destacou o professor José Carlos.
Tinga destacou a estrutura oferecida pela Universidade aos atletas. “A Universidade tem qualidade para servir qualquer clube, especialmente na área de preparação, avaliação e fisioterapia. Tem condições e estrutura para atender aos clubes e fiquei muito feliz em ver o incentivo ao esporte e as bolsas concedidas para os atletas”, ressaltou.
O ex-jogador também comentou sobre o seu projeto “Método By Tinga”, que reúne uma série de dicas para os atletas em início de carreira, baseadas nas experiências do ex-jogador, como questões relativas à organização de um plano de carreira, à preparação dos jovens jogadores para os “peneirões”, à participação dos pais, às características técnicas, físicas e emocionais de cada faixa etária, aos cuidados com a alimentação e à importância da preparação física. “É um curso on-line sobre a formação de atletas. Fala da importância da família em uma carreira e da realidade do esporte”, revelou Tinga.
Ainda nesta quinta-feira, Tinga ministra uma palestra sobre o tema “Formação esportiva e a importância da família na formação dos atletas”, no Estádio Vermelhão da Serra. A atividade é promovida pelo Esporte Clube Passo Fundo, que tem o apoio da UPF.