1. 19:31
  2. 06/04/2016
  3. Fundação UPF

Curso de Formação de Agentes Dinamizadores inicia em Soledade

Por meio do trabalho integrado entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT Pedras), Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), CCTAM/UPF e Campus Soledade, e a Prefeitura Municipal de Soledade, iniciou na terça-feira, 05 de abril, a terceira edição do curso Formação de Agentes Dinamizadores nas Áreas da Saúde, Educação e Meio Ambiente. O curso integra o projeto “Transformação de resíduos da mineração como artefato de concreto e remineralizador de solo”, coordenado pelo professor da UPF Dr. Maciel Donato, resultado de convênio da UPF com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do Estado do RS, decorrente de edital do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos. A atividade ocorreu no Centro Cultural de Soledade.

Estiveram presentes o prefeito municipal de Soledade Paulo Ricardo Cataneo, o diretor do Campus Soledade Idioney Oliveira Vieira, a secretária da Educação, Cultura e Desporto Adria Azambuja e as secretárias interinas da Saúde Claudete Malaggi e Sonimari Auler, e outras autoridades locais. A palestra de abertura, que tratou do tema “Cuidados com a Saúde, o Trabalho, a Educação e o Meio Ambiente”, foi ministrada pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

A pesquisadora do CT Pedras Me. Fernanda Vilasbôas representou o Dr. Maciel Donato, coordenador do Centro e gestor do Polo de Inovação Tecnológica do Alto da Serra do Botucaraí, e iniciou o curso apresentando as atividades do projeto Transformação de resíduos da mineração para uso como artefato de concreto e remineralizador de solo. Em seguida, a professora Me. Elisabeth Maria Foschiera discorreu sobre a importância das oficinas, além de apresentar o objetivo e metodologia que serão seguidos.

O curso acontece nos meses de abril e maio, com duração de 20h e o público alvo são professores, alunos e funcionários da rede municipal de Soledade e demais interessados. O curso é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da UPF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, do CT Pedras, do CCTAM e do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos.