1. 17:34
  2. 02/04/2019
  3. Ensino

Comunidade é beneficiada por atendimentos realizados no Hospital Dr. César Santos

  • Ensino
  • Extensão
  • Fundação UPF
  • Graduação

A missão de promover a saúde, salvando vidas, faz parte da vivência de quem escolheu a carreira médica como profissão. Desde o dia 13 de março, os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) iniciaram o internato médico no Hospital Beneficente Dr. César Santos. A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria firmada em março entre a Universidade e a Prefeitura de Passo Fundo.

Para João Henrique Groth, pai de uma criança beneficiada pelos atendimentos, os acadêmicos e professores foram eficientes na consulta. “Foi um atendimento rápido, principalmente por que estava com a minha filha que é cadeirante. Ela estava se sentindo bem gripada e por isso procuramos o hospital”, contou.

O convênio prevê a atuação mensal de cerca de 80 acadêmicos da FM, que, em sistema de rodízio, farão o atendimento clínico, cirúrgico-ambulatorial e pediátrico junto ao pronto-atendimento do Hospital.  De acordo com o diretor da FM, professor Dr. Paulo Roberto Reichert, os atendimentos dos estudantes e professores tem sido gratificante. “No primeiro dia, o professor Me. Alaor Duarte orientou os acadêmicos. No segundo dia, o trabalho docente ficou a cargo da professora Dra. Gláucia Sarturi Tres. A procura pelo PA do Hospital César Santos é muito grande. Existe uma enorme demanda da população e a atividade inaugurada vem a somar no atendimento a esses pacientes”, destacou.

Ainda conforme Reichert, o município já disponibiliza médicos contratados para esses atendimentos e, com o apoio da UPF, deverá ocorrer maior agilizade no setor, que realiza mais de 150 atendimentos por dia. “Como as emergências dos maiores hospitais de Passo Fundo não têm condições de atender a demandas que envolvam consultas rápidas não emergenciais, a procura por esse serviço do Hospital Dr. César Santos tem sido muito grande e estratégica na saúde de nosso município”, pontuou.

Benefício para a formação médica
Para os acadêmicos da UPF, os atendimentos representam mais um campo de atividade prática supervisionada, preparando os acadêmicos concluintes para o mercado de trabalho. “Para todos nós, professores e acadêmicos, está sendo um desafio. Já no primeiro dia fomos muito bem recebidos por todos, e nos levaram conhecer todas as áreas do hospital. Com certeza, para a comunidade, também será de grande valor, sendo que já demonstraram boa receptividade conosco nesse primeiro contato”, contou a professora Gláucia.

Os estudantes farão o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, acompanhados e supervisionados por professores médicos da UPF.  “Estou achando uma experiência muito boa, porque temos a oportunidade de acompanhar pacientes em situações diferentes do que aquelas a que estávamos acostumados no Ambulatório UPF”, pontuou a acadêmica Gabriela de Freitas Schimitt. 

Conforme o professor Matheus Eisenreich, com a parceria, os estudantes poderão ter contato com diferentes situações de atendimento médico. “Agora, conseguimos que os estudantes possam passar por diferentes tipos de atendimentos, os atendimentos mais graves no Hospital São Vicente de Paulo, os de nível intermediário aqui no Hospital Dr. César Santos, e os de acompanhamento ambulatorial no próprio Ambulatório da UPF”, finalizou.