1. 09:49
  2. 22/06/2018
  3. Ensino

Ciclo de palestras comemora os 45 anos do curso de Geografia

Ao longo do ano, um Ciclo de Palestras será realizado para comemorar os 45 anos do curso de Geografia - Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF). O curso foi criado em 1973 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A programação tem como objetivo debater com os alunos assuntos pertinentes ao curso e à profissão. A abertura foi na quinta-feira, 21 de junho, no auditório da Faculdade de Odontologia (FO). 

A importância do curso foi destacada durante a solenidade de abertura do evento pelo diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Cristiano Roberto Cervi. “Parabenizo o curso por essa iniciativa em registrar esses momentos especiais, que são os 45 anos do curso, uma área tão importante. O curso se consolidou ao longo desses anos e formou muitos profissionais. É um orgulho para a Instituição. Também destaco a qualidade do curso, que conquistou o conceito 5 em 2014 na avaliação externa feita pelo Ministério da Educação. Um resultado que comprova a qualidade desse curso, que tem tanta tradição”, enfatizou o diretor do Iceg.

O Ciclo de Palestras foi organizado como forma de reflexão sobre a trajetória do curso, que já formou cerca de 970 alunos nestes 45 anos, e também prospectar o futuro. “O Ciclo de Palestras ocorrerá durante todo ano com palestras, trabalho de campo, reunindo nossos acadêmicos, professores e egressos do curso. É um momento para refletir sobre esse caminho percorrido na formação de professores e para pensar os caminhos que a Geografia tem pela frente, as nossas expectativas, e de como trabalhar nesta sociedade em constante transformação”, destacou a coordenadora do curso, professora Luciane Rodrigues de Bitencourt, que agradeceu a presença do público e também parabenizou a comissão organizadora do evento, representada na solenidade pelo acadêmico Mateus Pessetti.

O tema da primeira palestra foi “Geografia 45 anos: uma trajetória em (re)(des)construção”, proferida pela Me. Zélia Guareschi Fioreze, que foi professora e é egressa do curso. “Sou egressa do curso de Estudos Sociais, primeira formação oferecida pela Instituição, e depois fiz o curso de complementação em Geografia, que foi a origem do curso em 1973. Também fui professora do curso de Geografia de 1996 a 2009. É uma profissão bonita, necessária e a Geografia é muito importante porque envolve relações de mundo e de pessoas. A Geografia fala de territórios, de solo, de riqueza, de recursos, de pessoas e de relações de pessoas. Isso tudo é muito importante para o mundo em que vivemos”, afirmou Zélia.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Núcleo de Violinos Suzuki, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A programação segue até novembro e as inscrições podem ser realizadas nos dias das atividades.

Sobre o curso
O curso de Geografia esteve presente na UPF desde sua integração com a História, no curso de Estudos Sociais, voltado à formação de professores para atuar no ensino de primeiro grau nas disciplinas de História, Geografia, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil. Posteriormente, com a Reforma Universitária de 1970 e a instalação do Departamento de Geociências, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociência (Iceg), foi institucionalizado o curso de Geografia. “O primeiro currículo ministrado no curso de Geografia – Licenciatura Plena teve duração de oito semestres letivos e foi alterado em 1984, quando passou a oferecer um total de nove semestres letivos, em virtude da introdução do Trabalho de Graduação. De 1973 a 1990, a Geografia formou 22 turmas em regime regular”, lembra a coordenadora do curso. 

Em 2001, o curso passou por uma reforma curricular, quando iniciou o curso de licenciatura e bacharelado em Geografia, de forma integrada. De acordo com a professora, a proposta teve uma repercussão muito positiva, pois otimizou a dedicação dos docentes, abrindo novas disciplinas e modalidades de atuação acadêmica, permitindo o ingresso de novos profissionais da área, especialmente de bacharéis, e a participação de professores de outras áreas da UPF, ampliando o colegiado. Ampliou-se também o campo de atuação professional, motivando o aumento do ingresso de alunos, notadamente nos anos de 2001 a 2004. 

Em 2008, atendendo às novas diretrizes, o PPC foi reformulado e passou a ter duas modalidades, Geografia – Licenciatura e Geografia – Bacharelado, permitindo ao ingressante a opção por uma ou por ambas as habilitações. O curso de Geografia – Bacharelado, atualmente, está em extinção. Em 2014, o curso obteve conceito 5 na prova do Enade, o que repercutiu no fortalecimento perante toda a comunidade acadêmica. Atualmente, o curso de Geografia – Licenciatura compreende uma carga horária total de 3,2 mil horas, com 8 semestres de duração e 30 vagas anuais. 

Confira a programação das próximas edições do Ciclo de Palestras:
23/06: das 8h às 11h30min - Trabalho de campo.
25/06: das 19h20min às 22h35min - Geotecnologias e o poder do mapa.
30/07: das 19h20min às 22h35min - Qual o papel do geógrafo no século XXI?
31/08: das 19h20min às 22h35min - O agronegócio e a educação ambiental: debates e perspectivas.
26/09: das 19h20min às 22h35min - Bacias hidrográficas: território e gestão.
29/09: das 8h às 11h30min - Trabalho de campo.
25/10: das 19h20min às 22h35min - Movimentos sociais e ONGs: a luta não pode parar.
26/11: das 19h20min às 22h35min - Planejamento regional e o IBGE: mapeando possibilidades e descobrindo o Brasil.
27/11: das 19h20min às 22h35min - Encerramento. Qual a Geografia do futuro? Novas perspectivas, diversos ângulos.