O jornalismo é a profissão que tem a função de informar a sociedade sobre os acontecimentos relevantes do mundo. Exerce uma tarefa, portanto, fundamental para garantir a sociedade democrática. No curso de Jornalismo da UPF, a função de formar jornalistas é cumprida com disciplinas e projetos práticos que envolvem o aluno desde o primeiro nível em atividades de produção e transmissão de fatos e histórias de interesse público aos leitores ou ouvintes. A partir do momento em que você entra no curso, tem contato com as rotinas, as ferramentas e os processos práticos embasados pelos conceitos que fundamentam a profissão. Ainda, o curso privilegia uma compreensão da comunicação em sua relação com as artes e a cultura, fortalecendo o pensamento criativo e a compreensão da sociedade contemporânea.

Você preparado!

  • O conjunto de disciplinas do curso de Jornalismo está organizado em eixos que exploram desde a formação humanística do aluno, perpassando os conhecimentos sobre a comunicação, a cultura e a cibercultura e se debruçando sobre as técnicas de apuração e edição de informações. Assim, no começo do curso são estudadas disciplinas que envolvem sociologia, história da imprensa e realidade brasileira, assim como cinema e audiovisual e jornalismo visual, o contato com publicações, o design, a infografia e a fotografia. Em seguida, surgem as disciplinas mais específicas, que envolvem a produção e edição de textos e imagens para veículos impressos, audiovisual e radiofônicos. Comunicação empresarial, assessoria de imprensa e redes sociais também são conteúdos produzidos, assim como produções multimídia. A aproximação entre áreas específicas e o mundo digital é incentivada ao longo de todo o curso.

Você seguro!

  • Você vai estudar em um curso com uma taxa de empregabilidade de mais de 70% dos egressos nos últimos anos. Estará seguro e preparado para atuar em emissoras de rádio e televisão, agências de comunicação, jornais, revistas ou sites, em órgãos públicos ou empresas. Você poderá trabalhar como repórter, editor, repórter fotográfico, social mídia ou assessor de imprensa, ou ainda ser autônomo, ter empresa própria ou prestar consultoria.

Você capacitado!

  • O currículo recentemente atualizado proporciona uma sólida formação humanística, buscando capacitar os jornalistas para exercer sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de interesse para a cidadania. A grade também privilegia o senso crítico, a capacidade de expressão e o domínio dos softwares de edição de textos e imagens. Além disso, tem professores comprometidos e com experiências de mercado, contribuindo para a qualificação da graduação, assim como promove a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão durante todo o curso em projetos e ações em diferentes áreas.

 

 

Quer exemplos na prática? Temos também!

  • Infraestrutura de excelência disponível para a realização das aulas práticas: laboratórios de vídeo, de rádio e de fotografia que são utilizados pelos estudantes ao longo de toda a graduação;
  • Projetos de pesquisa e extensão que contribuem para a compreensão; 
  • Aulas práticas com o suporte do Núcleo Experimental de Jornalismo, onde os acadêmicos podem ampliar suas competências nas áreas de impresso, rádio, TV e web;
  • Integração com a UPFTV e com a Rádio UPF, aproximando os alunos do mercado de trabalho e proporcionando a reflexão sobre o papel educativo dos meios de comunicação;
  • Projetos interdisciplinares intracurso: iniciativas de integração curricular que envolvem diferentes níveis e/ou componentes curriculares que têm papel importante na formação de um profissional ético, criativo e adaptado às necessidades do mercado de trabalho. 

Você pode ir mais longe!

  • A Universidade não quer que você pare por aí. Quer que o profissional evolua ainda mais na sua carreira por meio das especializações, mestrados e doutorados da UPF. Mas essa dica é só para você saber que a UPF oferece muitas oportunidades. 

 

O Universo UPF não para por aí!

  • Temos professores qualificados, inúmeros laboratórios, uma biblioteca com o maior acervo bibliográfico físico e digital da região Norte, serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e estágios, intercâmbio em 20 países, mais de 300 laboratórios, acesso à maior rede de inovação do norte do RS e muito mais...

 

 

 

Quer saber mais sobre o curso: Acesse aqui.
Queremos que você faça parte da nossa Universidade! Inscreva-se!

Bolsas e Financiamentos

Tenho Interesse

Receba informações sobre as formas de ingresso na UPF