Extensão

Rio Passo Fundo on-line

24/08/2018

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Plataforma eletrônica reúne informações sobre o Rio Passo Fundo. Comunidade pode contribuir enviando fotos, vídeos, trabalhos acadêmicos, livros, entre outros materiais

Quer saber mais sobre o Rio Passo Fundo? Agora ficou mais fácil. Uma plataforma on-line apresenta um banco de informações sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, aspectos paisagísticos, naturais, ambientais, históricos, culturais, econômicos e políticos. A comunidade, além de acessar áudios, vídeos, notícias, imagens, trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e livros sobre o Rio, pode incluir novas informações. O endereço é www.upf.br/riopassofundo, em Banco de Informações.


O objetivo dessa plataforma eletrônica é mapear os potenciais informativos do Rio Passo Fundo e disponibilizá-los para consulta


O Banco de Informações é mais uma ação do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político, desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e do Comitê Rio Passo Fundo, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal.

A plataforma foi criada em parceria com os cursos de Informática da UPF (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas). O objetivo dessa plataforma eletrônica é mapear os potenciais informativos do Rio Passo Fundo e disponibilizá-los para consulta. As informações também contribuíram para a criação de um circuito de exposições entre os museus. As exposições estão à disposição para visitação no Portal das Linguagens da UPF, por meio dos MHR e do MAVRS, e na sede do Muzar, Campus I. “No Banco de Informações, a comunidade tem a seu dispor os Potenciais Informativos coletados e registrados pelo projeto sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e pode incluir novas informações, conforme novos estudos e investigações forem sendo realizados”, destacou uma das coordenadoras do Projeto Rio Passo Fundo e bióloga da UPF, Flávia Biondo.


Confira informações sobre a plataforma no vídeo acima


A comunidade também pode contribuir
Todas as pessoas podem acessar a plataforma e realizar pesquisas. Para inserir informações, devem criar um usuário para acesso. As informações serão monitoradas pelos museus. A comunidade pode enviar tudo o que estiver relacionado à Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, sobre aspectos paisagísticos, naturais, ambientais, históricos, culturais, econômicos e políticos. O arquivo pode ser em imagem (PNG, JPG e JPEG), documento (PDF), vídeo (MP4, AVI, MPEG, FLV ou MOV), som (MP3) ou até mesmo um texto ou link para outra página web. 

Mais informações pelo site www.upf.br/riopassofundo, em Banco de Informações.

 

Galeria de Vídeos