Pesquisa e Inovação

PPGOdonto tem internacionalização como foco

17/10/2023

16:09

Por: Assessoria de Imprensa

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia participa de congresso internacional

Recentemente o professor Dr. Álvaro Della Bona, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto-UPF), apresentou a pesquisa científica em prótese sobre implantes no Congresso da Academy of Dental Materials (ADM), na cidade de San Diego, Califórnia. Esse trabalho é o resultado da parceria nacional com a Universidade Federal de Goiás (UFG), e internacional, com a University of Mississippi Medical Center (UMMC), e tem a participação dos doutorandos Ulysses Lenz e Renan Brandenburg dos Santos. 


O estudo usa técnicas renderização de imagens tomográficas, otimização de design de implantes, e simulações de uso intra-oral para sugerir melhores combinações de próteses sobre implante de diâmetro reduzido. Álvaro conta que “esse estudo tem sido planejado e executado há mais de 3 anos, com colaborações importantes de outras Instituições do Brasil e exterior, apontando resultados relevantes para melhorar a prática clínica, oferecendo opções de tratamento com maior previsibilidade e longevidade”.  O professor ainda destaca que a parceria com outras instituições reduz as deficiências analíticas e potencializa a abrangência dos estudos.


Em visita técnico-científica na UMMC, o professor da UPF realizou atividades para a complementação dos estudos de alguns dos pós-graduandos do PPGOdonto, e evidencia a importância do incentivo a parcerias de estudos com instituições internacionais, pois isso aprimora nossos estudos. “Além de consolidar nossa parceria UPF-UMMC, alinhando-se com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e de internacionalização dos programas de pós-graduação incentivado pela Capes, a ação é parte de um projeto de pesquisa fomentado pelo edital 06/2018 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs)”.