Início

Sobre o Curso

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGOdonto), nível de mestrado e doutorado acadêmico, na àrea de clínica odontologica, tem o objetivo de qualificar o cirurgião-dentista, para atuar, de forma multidisciplinar, dentro de um perfil crítico e reflexivo, fundamentado em evidências científicas e nos princípios humanistas, éticos e legais, capacitando-o ao exercício acadêmico (ensino) e profissional com base no rigor técnico e científico.

 

Leia mais

Palestra no asilo São José e Leão XIII


PPGOdonto/UPF realiza palestra a cuidadores do Asilo São José e João XXIII
Pr√°ticas de higiene bucal e cuidados especiais √† sa√ļde geral e bucal dos idosos foi destaque no encontro

 

Acad√™micos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), extensionistas do projeto de extens√£o ‚ÄúAten√ß√£o √† Sa√ļde bucal ao paciente idoso‚ÄĚ e mestrandos do programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Odontologia realizaram uma palestra educativa aos cuidadores do Asilo S√£o Jos√© e Jo√£o XXIII sobre pr√°ticas de higiene bucal e cuidados especiais √† sa√ļde geral e bucal dos idosos residentes na entidade. A atividade foi realizada no dia 11 de maio e foi coordenada pela professora Micheline Sandini Trentin.
Atualmente, o Asilo São José e João XXIII possui uma população de 65 idosos, com idades entre 65 e 117 anos, sendo 20 acamados e 45 independentes funcionalmente. A maioria dos idosos utilizam próteses totais, porém não apresentam habilidade motora e agilidade para os cuidados com as mesmas. O fator mais crítico na parte operacional das próteses dentárias é a higienização e manutenção das mesmas.
Diversas pesquisas atestam que o n√ļmero de c√°ries radiculares √© maior em idosos e os fatores contribuintes para isso s√£o a dieta cariog√™nica, xerostomia induzida por f√°rmacos, higieniza√ß√£o deficiente da cavidade bucal e uso de dispositivos prot√©ticos. Na palestra, destinada aos cuidadores dos idosos do asilo, houve destaque sobre a import√Ęncia de motivar o idoso na adequa√ß√£o de uma dieta n√£o cariog√™nica, assim como os alimentos pastosos devem ser substitu√≠dos por verduras, carnes magras e frutas, visando exercitar seu sistema mastigat√≥rio para a reabilita√ß√£o total e parcial.
O controle contínuo da placa bacteriana por todos os meios existentes (escovas, fio e fita dental, somado à antissépticos bucais), com a colaboração de familiares e equipe de enfermagem, são essenciais para os pacientes com deficiência motora e problemas psiquiátricos. Na oportunidade, os cuidadores do asilo foram orientados a realizar a higiene das próteses totais dos idosos como rotina diária em períodos determinados. Também foi orientado que essa rotina diária fosse registrada no prontuário do paciente.
Foram distribuídos cartazes educativos para despertar a atenção dos cuidadores com a higienização das próteses dentárias. Ainda, foi enfatizado na palestra que a interação entre a equipe multiprofissional (médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, cuidadores, dentre outros) é fundamental para a melhoria da higiene bucal e consequente qualidade de vida desta população.
Conheça o Projeto
O projeto de extens√£o ‚ÄúAten√ß√£o √† Sa√ļde bucal ao paciente idoso‚ÄĚ tem como principal objetivo fornecer melhorias na qualidade de vida da popula√ß√£o de idosos institucionalizados. O projeto √© desenvolvido por acad√™micos extensionistas da Faculdade de Odontologia da UPF e supervisionados por professores no Consult√≥rio Odontol√≥gico do Asilo Municipal S√£o Jos√© e Jo√£o XXIII. A iniciativa est√° em andamento h√° dois anos e proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida e autoestima dos idosos.
Os atendimentos odontol√≥gicos aos idosos s√£o realizados semanalmente e o protocolo dos procedimentos odontol√≥gicos s√£o desenvolvidos a partir de uma triagem pr√©via dos pacientes para identificar as principais necessidades que os idosos (acamados ou n√£o) possuem em rela√ß√£o √† sa√ļde bucal e geral. Os dados oriundos de anamnese, contendo informa√ß√Ķes relacionadas √† sa√ļde sist√™mica, tratamentos pr√©vios, uso de medicamentos, idade, sexo e exame f√≠sico bucal (observando a presen√ßa ou aus√™ncia de pr√≥teses) s√£o registrados em fichas individuais, contribuindo para o planejamento e execu√ß√£o dos tratamentos.
A pr√°tica da Odontogeriatria por meio de tratamentos odontol√≥gicos e preven√ß√£o das doen√ßas bucais √© realizada no pr√≥prio Asilo, onde existe uma infraestrutura para os atendimentos. Cada idoso recebe orienta√ß√£o de higiene bucal e, se necess√°rios, tratamentos odontol√≥gicos individualizados, envolvendo a equipe odontol√≥gica, m√©dica, enfermagem e cuidadores dos pacientes, configurando assim a interdisciplinaridade do projeto. No decorrer do projeto, os integrantes organizam grupos de conversa com cuidadores, e de forma ilustrada e demonstrativa, estimulam a promo√ß√£o de sa√ļde bucal dos idosos sob seus cuidados.


Subcategories

Additional information