Pesquisa e Inovação

Egressos do curso de Letras e do PPGL protagonizam ações durante o evento EducadoreZ

06/12/2023

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Encontro teve a participação de estudantes normalistas de Passo Fundo e região

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, no mês de agosto deste ano, um encontro com estudantes normalistas de Passo Fundo e região. O evento EducadoreZ, que reuniu alunos da geração Z, contou uma com programação diversa e envolveu todos os cursos de licenciatura.

Dentre eles, o curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) marcaram presença em todas as atividades, como, por exemplo, um bate-papo com egressos das quatro áreas do conhecimento, o que mostrou o envolvimento e o compromisso dos cursos com as ações que envolvem a comunidade. A moderação do debate foi feita por João Ricardo Fagundes dos Santos, que concluiu o Mestrado em Letras pelo PPGL em 2020 com a pesquisa intitulada “A dinâmica interacional em um colégio da Brigada Militar: os rituais de interação, as vozes sociais e as fronteiras discursivas”, sob orientação da professora Marlete Diedrich.

Outras ações contaram com o envolvimento de estudantes e professores do curso de Letras e do PPGL, como a oferta de mais de 30 oficinas de todas as áreas do conhecimento, sendo quatro delas sob coordenação dos docentes de Letras e do PPGL: “Leitura e acervo literário”, coordenada pelo professor Miguel Rettenmaier, docente do PPGL e coordenador do curso de Letras; “A criança e o mundo narrado na fala e na escrita”, coordenada pela professora Marlete Diedrich; “O texto literário como dinamizador da aula de inglês com crianças”, sob a coordenação da professora Daniela de David Araújo; e “A normalista e a atuação em escolas bilíngues”, sob coordenação das professoras Janci Hübner, Cleonice Pletsch e Luciane Sturm. As professoras do curso de Letras Daniela e Cleonice são egressas do PPGL e a professora Luciane Sturm, além de docente de ambos os cursos, coordena a Assessoria Internacional. 

As atividades desenvolvidas ainda incluíram relatos de experiências de intercambistas. As estudantes de Letras Apoliana da Rosa Lorençon e Vanessa Scolari, que realizaram um estágio curricular não-obrigatório na Universidade Marie Curie Sklodowska (Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej – UMCS), em Lublin, na Polônia, puderam relatar como foi estudar e morar fora do país por três meses. O estágio foi desenvolvido na área de Estudos de Português e de Português Brasileiro e as estagiárias ensinaram o Português Brasileiro aos estudantes da UMCS, além de questões e aspectos referentes à cultura do país. As ações foram desenvolvidas na Faculdade de Línguas, Literaturas e Culturas, sob a direção da Dra. Barbara Hlibowicka-Węglarz, que já esteve na UPF, em função de um acordo de cooperação entre o PPGL e a UMCS. O estágio não obrigatório foi orientado pela docente do PPGL, professora Luciane Sturm.

Estudantes que fazem parte do PIBID e do Residência Pedagógica também puderam relatar como é estudar, já estando inseridos no ambiente escolar. Os dois programas interinstitucionais contam com docentes do PPGL: a professora Ivânia Campigotto Aquino coordena o Pibid Institucional e a professora Fabiane Verardi coordena o projeto de Residência Pedagógica do curso de Letras.

A presença marcante do PPGL nas atividades do evento EducadoreZ reforça seu papel central no enriquecimento da formação acadêmica e no estabelecimento de parcerias interinstitucionais, consolidando-se como um agente transformador na integração entre a academia e a comunidade local.