Home

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) e garante a formação docente de excelência por meio de cursos de mestrado e doutorado.

Sempre orientado pelo seu objetivo de oportunizar a continuidade e o aprofundamento da formação de docentes da área de Letras e de áreas afins, qualificando a prática científico-pedagógica dos profissionais que atuam em diferentes níveis de ensino, o PPGL já formou mais de 200 mestres. A 1ª defesa de doutorado ocorreu em 12 de setembro de 2017, o curso foi criado em 2014.

O Programa destaca-se pela expansão constante das parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo PPG.

A discussão e o aprofundamento de temas ligados à área de Letras também são vivenciados pelos eventos promovidos pelo Programa, dentre os quais se destacam o Seminário Nacional de Língua e Literatura e as Jornadas Literárias, as quais, por desenvolverem há mais de 36 anos um sólido trabalho em prol da formação de leitores, conferiram a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura.

O Programa foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 24 de março de 2003. 

Modalidade: Mestrado e Doutorado
Criação: Mestrado – 2003 e Doutorado – 2014
Conceito Capes: 4
Área de Concentração: Letras

Linhas de pesquisa:
1.  Produção e Recepção do Texto Literário
2. Leitura e Formação do Leitor
3. Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso