Apresentação

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) é o setor responsável pela expansão, pela consolidação e pela promoção da internacionalização na Universidade. Por meio dos convênios firmados, proporciona a troca de experiências, conhecimento, investigações e trabalhos conjuntos em nível de graduação e pós-graduação, além de possibilitar a mobilidade de alunos, professores, investigadores e pessoal técnico-administrativo por meio de Programas de Intercâmbio com renomadas instituições de ensino superior.

O processo de internacionalização, um dos objetivos da AAII, é dinâmico, consciente e prevê ações que estejam diretamente atreladas às funções de uma universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação.  

Com ações conscientes, a AAII busca o fortalecimento e a consolidação das lideranças e excelência nos pilares que sustentam a Universidade em meio ao cenário nacional e internacional.  

Atribuições AAII:

  1. Agir como representante da Reitoria no incentivo e no acompanhamento das ações em prol da internacionalização desenvolvida pela Universidade, com o intuito de zelar pelos interesses da Instituição.
  2. Desenvolver e implementar as políticas de cooperação internacional no contexto de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, bem como elaborar e aprimorar minutas de convênios de modo a adequá-las às políticas de cooperação internacional.
  3. Divulgar a Universidade no exterior, a fim de firmar novos convênios de cooperação com instituições estrangeiras, além de manter permanente contato com as universidades já conveniadas.
  4. Sistematizar os dados referentes à internacionalização da UPF, fazendo a gestão dessa informação.
  5. Qualificar as unidades acadêmicas quanto aos programas de intercâmbio e outras atividades do setor, visando difundir essas informações junto à comunidade acadêmica.
  6. Publicar editais e realizar o processo de seleção dos alunos de graduação que desejam participar dos programas de intercâmbio acadêmico da Instituição, bem como divulgar outras oportunidades de intercâmbio ou experiências no exterior.
  7. Assessorar alunos e professores que realizarão intercâmbio ou atividades acadêmicas no exterior, com as questões de candidaturas, documentação e informações práticas de viagem. Também faz parte do papel da Assessoria, durante a permanência dos alunos no exterior, acompanhá-los através de documentos e relatórios mensais.
  8. Auxiliar estudantes estrangeiros com suas candidaturas e funcionamento da UPF, acolhendo-os e inserindo-os na Universidade. Também, promover atividades de integração e interação para os intercambistas estrangeiros, com o propósito de apresentá-los à cultura local e integrá-los à comunidade.
  9. Recepcionar autoridades, professores e visitantes estrangeiros.
  10. Apoiar e promover a realização de eventos internacionais e representar a UPF em eventos dessa natureza.