Universidade

Café de Chaleira marca comemorações da Semana Farroupilha na UPF

12/09/2017

14:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento reuniu funcionários e professores nesta terça-feira, 12 de setembro. Segunda edição será realizada na sexta-feira, dia 15

De longe, a trote, a cavalgada trouxe a centelha da chama crioula, que marcou o início das comemorações da Semana Farroupilha na Universidade de Passo Fundo (UPF). Na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, professores e funcionários da Instituição participaram do tradicional Café de Chaleira, um momento de integração e celebração. A Reitoria esteve presente na atividade, que contou com a participação especial do grupo cultural e tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, de Passo Fundo, que fez uma viagem de 577 quilômetros em 17 dias, trazendo a chama crioula até a cidade.

A vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, inspirada pelo fogo campeiro, escreveu uma poesia, que declamou aos presentes na abertura do evento. Após a solenidade, ela destacou a participação intensa dos funcionários e professores nesse momento de integração. “É um conjunto de vozes e de ações, um encontro de fazedores de histórias. Isso nos aproxima e faz a diferença no sentido de que o Rio Grande cresça, floresça e se fortaleça”, disse.

O Café de Chaleira também contou com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin. Para ela, além da integração entre a comunidade interna e dessa com outros segmentos da região, o momento é marcado pela cultura às tradições e demonstra uma dimensão da história gaúcha que passa de geração para geração. O vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior marcou presença na atividade e destacou que foi um evento importante para relembrar as tradições. Ele enfatizou o envolvimento da Associação dos Funcionários em organizar a confraternização.

O gerente da Divisão de Recursos Humanos, Aislan de Freitas, destacou que o evento teve o apoio da Reitoria, da FUPF, da Associação dos Professores e da Associação dos Funcionários. “Mais um ano de integração entre funcionários e professores, em um evento que teve o envolvimento coletivo de todos para mantermos a tradição do povo gaúcho, as nossas origens”, pontuou.

Também estiveram presentes o professor Dirceu Lima dos Santos, representando a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF); a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi; e o patrão do grupo Cavaleiros do Planalto Médio, Neri Moreira, que entregou uma placa para a professora Rosani, em agradecimento à acolhida da chama crioula nesta 13ª edição da condução feita pelo grupo passo-fundense. O Café de Chaleira também contou com a apresentação artística da dupla Raul e Vitor. Para quem não participou da atividade, uma segunda edição será realizada na sexta-feira, dia 15.