Rede de Bibliotecas
Inicial

UPF recebe acesso à base de dados Science Direct


Foto: Alessandra Pasinato
Base de dados já está disponível aos acadêmicos

A Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza mais uma ferramenta em prol da formação acadêmica. A Biblioteca Central, que já conta com um acervo de destaque, recebeu acesso à base de dados Science Direct, por meio da Comunidade Acadêmica Federada, Rede CAFe, a  qual é integrada desde 2012. A Science Direct é uma das mais importantes bases de dados da atualidade, representando aproximadamente 25% da produção científica mundial. Disponibiliza 2.500 publicações periódicas, com mais de 10 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica.

Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, é de fundamental importância o acesso à essa e outras 119 bases de dados oferecidas pela Universidade. “A UPF, sempre preocupada em oferecer materiais de pesquisa atualizados e de qualidade científica reconhecida, disponibiliza aos seus acadêmicos mais uma ferramenta, que dá acesso agilizado aos trabalhos desenvolvidos nas principais bases científicas do mundo. Este acervo, em constante atualização, é mais um estímulo para o fortalecimento da pesquisa institucional”, considera.

Para a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, a partir do momento em que a UPF integrou-se à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e Rede CAFe , a Instituição ampliou sua rede de conexões. “Constituímos acessos que até então somente as Universidades Federais dispunham. Ganha a Comunidade Científica, ganha a UPF, ganha a comunidade regional”, avalia ela.

Conforme a supervisora da Biblioteca, Laíde Cristina Mühl, o mais importante desse acesso é a agilidade, por ser uma base de dados online. “Os periódicos publicados no exterior têm uma demanda maior de tempo até chegarem no Brasil , após lançados. Com esse acesso à base de dados, assim que a pesquisa é publicada, o usuário acessa imediatamente as  informações”, comenta.

Capacitação

Para auxiliar os acadêmicos no acesso às bases de dados, a Biblioteca Central oferece um serviço de capacitação que é feito tanto no Campus Central como nos Campi. Durante a capacitação, é apresentada a ferramenta de acesso e todos os recursos online disponibilizados pela Biblioteca, como cadastro, acesso remoto e ferramentas de pesquisa nas diferentes bases. O treinamento pode ser feito de forma coletiva com as turmas ou no setor de Multimeios, de forma individualizada, agendando pelo telefone 3316-8462 ou por e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI