JornadApp

Na 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura, o público não fará apenas a leitura prévia das obras dos escritores que estarão participando de uma das maiores movimentações literárias da América Latina, que acontecerá em Passo Fundo/RS. Além de ler, estudantes, professores e a comunidade em geral têm a oportunidade de interagir com os livros, por meio do JornadApp, aplicativo oficial da Jornada, que tem como base as obras dos autores que estarão presentes nesta edição da Jornada e Jornadinha. 

O JornadApp integra as atividades da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que envolvem o período de leitura das obras dos autores que participarão da festa literária, em outubro. É um aplicativo interativo disponível gratuitamente em sistema Android e iOS. O sistema possui duas funcionalidades e atinge públicos diferentes. Uma delas é o JornadApp na Escola, que é uma espécie de gincana, destinada aos alunos do ensino fundamental e integra a Pré-Jornadinha. Já a outra funcionalidade abrange o Projeto Transversais: rotas leitoras, que também integra a Pré-Jornada e é voltada a qualquer pessoa, em especial o público jovem, que terá que percorrer rotas pela cidade de Passo Fundo, caçando personagens e demais informações de obras indicadas para a Jornada.

Baixe o JornadApp:
App Store (IOS) e Play Store (Android)

JornadApp na Escola (Pré-Jornadinha) 

O JornadApp na escola é destinado aos alunos de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e integra a Pré-Jornadinha. Nessa parte do aplicativo, há atividades destinadas a estudantes em conformidade com os anos escolares dos grupos inscritos. Para que uma equipe possa participar, é necessário um dispositivo por grupo, de forma que a equipe possa cumprir as tarefas em sistema de gamificação da leitura.

A plataforma está aberta para o cumprimento das tarefas, as quais devem ser desenvolvidas por turmas, mediante a liderança de um professor (líder de equipe). 
O aplicativo está programado para auxiliar o professor quanto às obras propostas para as diferentes etapas de ensino. O professor, ao apresentar-se e ao registrar a turma, será encaminhado às atividades em cada obra, e as tarefas estarão associadas aos livros da Jornadinha. Cada atividade será representada pela capa da obra.
O jogo não será entre escolas, mas entre as turmas da própria instituição. Não há limite de participação de turmas por escola. As atividades têm diferentes dificuldades e pontuações.  

Projeto Transversais: Rotas leitoras (Pré-Jornada) 

O Projeto Transversais: rotas leitoras é outra parte do aplicativo que permite ao caminhante andar pela cidade de Passo Fundo, por caminhos diversos, pelos pontos turísticos e locais históricos da cidade com informações na rota escolhida, via mapas, a saber:
•    Praça Tamandaré
•    Teatro Múcio de Castro
•    Praça do Teixerinha
•    Praça Mal. Floriano
•    Rua Independência 
•    Catedral
•    Bebedouro
•    Gare
•    Frente do Clube Comercial
•    Praça Antonino Xavier
•    Menorah 
•    Frente do Clube Comercial
•    Frente ao SESC
•    Praça Tochetto

O aplicativo apresenta um leitor QRcode a ser acionado pelo celular. O caminhante se inscreverá individualmente no aplicativo, mas poderá realizar os trajetos em grupo, caso desejar.

Ao final da rota, o caminhante receberá um certificado de Pré-Jornada. Há vários trajetos, associados às temáticas dos palcos de debate da 16 Jornada Nacional de Literatura: Rota dos Monstros e Medos; Rota das imagens; Rota dos homenageados e Rota da Igualdade.